sábado, 20 de outubro de 2012

Chutney e compota deliciosos, para não jogar fruta fora

Cerejas recém-colhidas, ainda no começo da safra e prontas para virarem compota.

 / Nêsperas (ou ameixas amarelas) em fim de safra. Mas ainda suficientes para um chutney.Nêsperas (ou ameixas amarelas) em fim de safra. Mas ainda suficientes para um chutney.
Abaixo ao desperdício! A gente fica o ano inteiro esperando aquela árvore dar fruta e quando vem a safra não se sabe o que fazer com tantas. E aí, por mais que os parentes e amigos sejam presenteados, sempre vão ficando várias na fruteira, o tempo passando e ninguém mais consumindo. O resultado? Muitas frutas passadas, jogadas fora. Por aqui, de nossa parte, temos ao máximo tentado evitar tal desperdício. Doce de goiaba tem todo ano (com bicho ou sem bicho, afinal de contas tudo lá no latifúndio é orgânico), de maçã e pêssego também. Mas são frutas mais tradicionais nas receitas que vêm de nossas avós. Ao contrário de nêsperas e cerejas, por exemplo.
Nêsperas (também conhecidas aqui no Sul como ameixas amarelas) são frutas e inverno e cerejas dão no verão. Como esse nosso tempo não tem mais certeza da estação que está vivendo, temos as duas em produção lá no latifúndio. Verdade que uma em fim de safra e outra proporcionando a primeira colheita - que significa ainda muita cereja pela frente.
E o que fazer, então, com as frutas? Primeiro foram as nêsperas e é bem difícil encontrar receitas com elas. Até que o chef Javier Ruiz, o espanhol que comanda a Petiscaria do Victor, sugeriu: “e por que não um chutney?” Sim, por que não? Pesquisa difícil também. Umas duas ou três receitas, até que uma delas, incluindo maçãs, me chamou a atenção. Como seria pouca maçã para muita nêspera imaginei que não roubaria o sabor e fui à luta. O resultado foi muito bom, picante na medida certa e com uma acidez controlada pelo toque agridoce, na medida para acompanhar alguns assados. Três semanas curtindo na geladeira foram necessárias para melhor resultado de sabor.
Com as cerejas a ideia era fazer um doce. Há várias receitas de geleias, outras de doces mesmo, mas meu foco seria o que mais lembrasse uma compota, aquelas cerejas de vidro que chegam tão saborosas do exterior. Sem maraschino, pelo menos nessa primeira vez.
Consegui uma receita incrivelmente simples, que (aí dá para dizer) não requer prática nem habilidade, pois é só lavar bem as frutas, retirar o pedúnculo e cobri-las de calda. Aí é só aguardar o resultado. Pelo que já pude experimentar, ficaram ótimas.
Vamos às receitas? Clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário