terça-feira, 8 de maio de 2012

Escargot, magret... sotaque francês no jantar de despedida

Magret de canard com molho de jabuticaba e amora, o prato principal do jantar de despedida.
Um jantar em alto estilo, não poderia ser menos. Despedida de filho, nora e neto depois de uma boa temporada por aqui. E para lembrar dos tempos de França, nossos desejos caminharam naquela direção – como se precisasse muito para esse direcionamento.
É que havia uma lata de escargots no armário já se aproximando do limite de prazo de vencimento. Teríamos de abri-la a qualquer momento. E por que não agora? Para combinar com o sotaque proposto para a noite, o sempre saboroso peito de pato, o magret (esse que a Villa Germania produz está praticamente no mesmo nível dos que se consomem por lá).
Mas tudo começou com um brinde dos mais especiais. Um champagne Gosset Excellence Brut, enviado por uma amiga querida, Patrycia Coelho, quando do nascimento de Artur. Aproveitamos e dobramos o brinde, também pela chegada de Francisco, filho de Patrycia, alguns dias depois. E que brinde!
O primeiro impulso para fazer o escargot foi da maneira mais tradicional, à bourguignonne, cada um dentro de sua conchinha, com manteiga, alho e salsinha e alguns minutos de forno. Mas cadê as conchinhas? Reviramos a casa e nada encontramos. O jeito, então, foi partir para outras alternativas e a escolhida foi uma receita do chef Joshua Gayer, do Jenny Lake Lodge – um resort que fica no Grand Tetons National Parks, no Wyoming, EUA -, que já estava arquivada por aqui havia um tempo, apenas aguardando a oportunidade, que agora chegou.
Para o prato principal, o básico do magret: a combinação da carne grelhada com o molho agridoce. Repeti uma receita que já havia feito, da Heloísa Bacellar, que facilita as coisas e faz o molho a partir de geleias já prontas. O que permite, inclusive, uma variação de sabor a cada nova execução. Para acompanhar, um suave risoto de queijo brie com cubinhos de pera.
Então ficou assim o cardápio: Escargots bourguignonne e cogumelos em croûte de entrada e Magret de canard com molho de jabuticaba e amora com risoto de brie com pera de prato principal. A correria do dia não permitiu tempo para organizar a sobremesa. Mas nada que não se resolvesse com as deliciosas tortinhas do Dèlices de France.
Tudo muito bom, de acordo com o clima de alto astral e afetividade de uma noite de despedida.
As receitas desses pratos estão no novo endereço do blog. Clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário