domingo, 27 de maio de 2012

Domingo caseiro, com brandade, robalo, lambe-lambe e cabelo-de-anjo


Robalo grelhado com manteiga de pistache.

Primeiro fim de semana de folga no ano. Descobri que vinha fazendo falta um dia assim, sem nenhum compromisso a não ser a coluna do jornal mais lá para o fim da tarde.
Domingo de Anacreon? – vinha cobrando minha mãe desde sempre, acostumada aos belos e saborosos domingos de tempos atrás. Ok, tudo bem, vamos nessa. Fechamos o cardápio, os convidados e amanhecemos domingo pensando em comer e beber – além do envolvimento familiar. Tem melhor que isso?
Contando com a sempre eficiente e dedicada sous chef Victorina  (que desde os 9 anos e há quase nove anos me assessora em eventos assim), montamos um cardápio bem interessante, aberto por uma Brandade de camarão com mandioquinha, que chegou à mesa em duas versões: porções individuais em ramequins e na forma coletiva.
O prato principal veio de uma publicação do sempre inspirado chef Eudes Assis, especialista em cozinha caiçara, que depois de muitos anos monopolizando sabores no litoral norte de São Paulo agora dá consultoria e funciona como personal chef. Foi um Robalo grelhado com manteiga de pistache, acompanhado de Arroz lambe-lambe de mariscos. Na medida, caprichado e elogiado.
Como sobremesa, uma dos primórdios do repertório do chef Alex Atala, o Flan de cabelo-de-anjo com molho de morangos e tomilho, do Namesa, inaugurado em 1999, que servia comidas rápidas na região dos Jardins. O Flan de cabelo-de-anjo com calda de morangos e tomilho impressiona os comensais por levar o macarrão à sobremesa, como se a massa só servisse para salgados. O toque do tomilho e do aceto na calda de morangos proporciona um sabor encorpado e muito interessante no contexto, oferecendo a acidez necessária ao suave paladar do creme que escolta os cabelos-de-anjo.
E assim se passou o domingo, recuperando saudades dos tempos que nos permitiam os fins de semana para serem curtidos apenas em torno de nossas vontades.
Para saber das receitas e ver as fotos dos pratos, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário