sábado, 21 de abril de 2012

Noite de surubim e tambaqui na Confraria do Armazém


Tem coisas que se forem combinadas não dão tão certo. Foi bem assim no último jantar da Confraria do Armazém. Por razões outras o grupo que estava escalado para a data teve problemas com a agenda e, um a um, os seus integrantes se apresentaram impossibilitados de comparecer ao evento. Quanto mais de cozinhar.
Ao mesmo tempo veio a informação de Lúcio Ernlund: tinha trazido 10 kg de costela de tambaqui na recente viagem que fizera a Manaus. Dali em diante, após essa primeira inspiração, ficou fácil montar o cardápio completo para o deleite dos confrades. A nova brigada da cozinha ficou escalada com o próprio Ernlund, mais Plínio Zanardi, Junior Durski, Claudio Stringari e Luiz Augusto Xavier, que tocaram o jantar.
E tudo começou com um bloco de foie gras, surgido sabe-se lá de que forma, e que já atiçou o paladar dos cozinheiros em ação e daqueles que chegaram mais cedo para compartilhar dos momentos na cozinha da Confraria.
Na mesa, o cardápio foi aberto com uma receita de entrada vinda do chef Ivan Lopes, do restaurante Terra Madre (amigo da Confraria e um dos convidados especiais da noite, mas apenas para comer): Carpaccio de surubim com vinagrete de maracujá e ovas de salmão.
A costela de tambaqui, o prato principal, foi empanada em fubá e frita em óleo quente, ganhando companhia de um delicado molho de camarão, de um feijão branco bem macio e de um arroz de brócolis, executado pelo confrade Júlio C. Felix.
Para a sobremesa, Minitorta de chocolate e avelãs, fechando em alta mais uma noite de sabores muito especiais da Confraria do Armazém, que está se aproximando do décimo aniversário.
O post completo, com todas as fotos e pratos da noite, está aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário