domingo, 8 de janeiro de 2012

Bacalhau na churrasqueira, na Praia dos Ingleses

Bacalhau na brasa, com alho assado, brócolis, batata ao murro, ovo cozido e cebolas douradas.
E aí me vi preguiçoso, nem ao menos procurando desculpas para não escrever.
Passagem de ano, botões desligados, relaxando na praia dos Ingleses, cozinhando uma coisinha aqui, outra ali, mas totalmente descompromissado de parar e escrever. Acho que aqueles que me acompanham aqui nessas peripécias gastronômicas que costumamos dividir vão me entender.
E para quem duvidar, garanto que o tempo de sobra ficou muito apertado. Pela manhã, enquanto o sol ainda não é torturante e perigoso, a obrigatória caminhada de ida e volta de sete quilômetros até a ponta da praia. Na volta, trâmites para o almoço, em ritmo lento e indolente. Tempo para o vinho ganhar a temperatura adequada, enquanto, na panela, os ingredientes se combinam. Depois disso um descanso, aí algumas compras, outra caminhada de fim de tarde, um mergulho e o dia se foi.
Fizemos algumas boas experiências culinárias por aqui. Basicamente peixes e frutos do mar, pois não consigo entender gente que vem ao litoral só para comer churrasco. Um dia só fizemos uma carninha (afinal, ninguém é perfeito), uma costelinha de cordeiro que estava deliciosa.
Mas o melhor momento de todos foi, sem dúvida, o do Bacalhau na Brasa. Trouxemos de casa, congelado, para testar o lançamento da Dias, o “Dias na Brasa”, um lombo com corte especialmente destinado para ser assado na brasa – que é importado pela Porto a Porto. As instruções estão todas na embalagem, sugerindo o descongelamento normal na geladeira e daí o descanso em um molho com azeite, alho e um pouco de colorau. Daí é só levar à churrasqueira e aguardar bem pouco tempo. Logo fica pronto, dourado e muito saboroso.
Para o post completo, com mais ilustrações e outros detalhes, vá ao novo endereço do blog, clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário