segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Cannoli, a sobremesa da vez


Os cannoli são presenças frequentes no cardápio de Marcolini.
A gastronomia vive muito de modismos. Desde sempre, quando o mundo descobriu o strogonoff, o frango xadrez, até mais recentemente com as ondas de tomates secos, alhos negros e ingredientes que ocupam por algum tempo os cardápios dos principais chefs de cozinha do país.
Como nas sobremesas, que passaram pelo Petit gâteau, pelos cupcakes e agora desembocaram nos cannoli. Doceiro, patisseiro que é bom tem de fazer cannoli, como se não fosse um resgate de receita dos mais tradicionais doces italianos:  o Cannolo (singular) ou, como é mais conhecido, Cannoli, no plural.
Mais clássicos e conhecidos, chamado Cannoli Siciliano são preparados com ricota adocicada, raspas de limão siciliano, frutas cristalizadas e gotas de chocolate, temperados com vinho Marsala (o vinho fortificado italiano) polvilhado com muito açúcar de confeiteiro. A massa é fina e crocante feita com canela, especiarias e um toque de Marsala.
Este tradicional doce italiano surgiu de uma brincadeira durante o carnaval na Sicíla e hoje é considerado um símbolo de sorte e prosperidade - usado para presentear pessoas queridas. E faz parte do cardápio de gala da família do chef Fabiano Marcolini, onde é servido nas festas especiais como sobremesa de destaque.
Por isso, sem nada ter a ver com o modismo, os cannoli também passeiam pelo cardápio das casas de Fabiano Marcolini. Foi a sobremesa escolhida pelo Villa Marcolini para a primeira versão curitibana do Restaurant Week e desde este fim de semana, no Fabiano Marcolini Alimentari, estão sendo oferecidas, além do tradicional, outras versões, como pistache, creme de zabaione, avelã e doce de leite argentino (R$ 7,50 a unidade).
Combinação muito bem recomendada com um espresso ou um cappuccino.

Fabiano Marcolini Alimentari
Rua Dr. Carlos de Carvalho, 1181 - Batel
Fone: (41) 3322-9362
Este post também está no novo endereço do blog, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário