quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Um leve sotaque francês na noite da Confraria do Armazém


Plínio Zanardi, Andersen Prado, Luiz Augusto Xavier, Claudio Stringari e Luiz Carlos Zanoni, os cozinheiros.
Teve um sotaque francês o jantar deste mês da Confraria do Armazém. Mas sem radicalismo, nada absoluto, pois se houve uma Terrine de foie gras e um Cassoulet, também permitiu espaço para rosbife e um crumble de frutas vermelhas. E até um toque alemão, nos petiscos que abriram o expediente, para a turma aperitivar já desde a fase de execução dos pratos até a chegada dos primeiros convidados da noite.
A execução do jantar esteve a cargo do grupo formado por Andersen Prado, Claudio Stringari, Luiz Augusto Xavier, Luiz Carlos Zanoni e Plínio Zanardi. De pronto foram servidas rodelas de salsicha crocantes, se é que se pode denominar assim. Rodelas de salsichão branco (poderia ser do vermelho também, sem problemas) passadas na maisena e fritas em azeite quente. Ficam crocantes e saborosíssimas.
Como entrada, os confrades se deliciaram com uma Terrine de foie gras, cozida depois de ter ficado marinando por um bom tempo em conhaque Henessy. Desmanchava na boca.
O primeiro prato foi um Rosbife do Armazém com brotos e em seguida foi servido o Cassoulet como é feito pelos franceses (e não apenas a tal feijoada de feijão branco que muitos restaurantes apregoam por aqui), com direito a uma coxa de pato confitada para cada comensal, além dos cubos de carneiro selados em gordura de pato, também utilizada para refogar o feijão branco. Depois de tudo isso, uma camada de farinha de rosca e forno, para servir com a crosta dourada por cima.
De sobremesa, Crumble de frutas vermelhas, assado na hora e chegando ainda quentinho à mesa.
Como é possível acompanhar pelas fotos, mais uma noite das mais especiais para os privilegiados integrantes da Confraria do Armazém, que se reúnem sempre na última segunda-feira de cada mês.
Já é de se perguntar, então. Como será a de setembro?
Detalhes de todos os pratos, mais as fotos da noite gastronômica estão no novo endereço do blog. Clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário