quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O Governo mandou comer peixe. Então vamos lá, com sabor


Anel de cavalinha sobre marinada de nabos, uma entrada saborosa e de belo efeito visual.
Estamos em plena Semana do Peixe. Pelo oitavo ano consecutivo o governo federal proporciona esse evento como forma de incentivar o consumo de peixe pelo brasileiro, um carnívoro por excelência. A 8ª edição da Campanha começou domingo e tem como principal objetivo incentivar o brasileiro a consumir pescado regularmente com foco na alimentação saudável.
Estão sendo distribuídas cartilhas aos consumidores em todo o país, contendo informações sobre os benefícios que o consumo de pescado proporciona à saúde, além de orientações sobre como verificar a qualidade do produto na hora da compra, como limpar o pescado e diversas receitas regionais e melhoradas nutricionalmente, com quantidades reduzidas de sal e de gorduras. Foram distribuídos ainda cartazes para serem afixados em bares, restaurantes e supermercados participantes da campanha, além do envolvimento das redes de saúde e da vigilância sanitária local.
De acordo com o Departamento de Economia e Pesquisa da Abras as vendas de pescado em 2010 apresentaram crescimento com relação ao ano de 2009, uma média de 2%. As vendas de pescados no período da Semana do Peixe também apresentaram alta, os números subiram de 14,4% em 2009 para 15,2% em 2010. Lembrando que este crescimento costuma variar a depender da região (no Norte e no Nordeste, por exemplo, talvez a campanha nem seja necessária).
Por aqui a campanha ganha aliados importantes, como os restaurantes (Bar, Bistrô e Petiscaria) do Victor, especializado em frutos do mar e ultimamente premiado como praticamente o único na área. E de lá vem a dica: é o melhor momento para servir e comer o camarão, em plena época de pesca liberada.
A rede de lojas (supermercados) Walmart também anuncia integração total ao movimento, com cartazes explicativos e opções em suas gôndolas para os clientes poderem fazer peixe em casa.
Aqui, de nossa parte, nem precisaria haver campanha, pois aqueles que acompanham o blog já devem ter percebido as inúmeras vezes em que o peixe foi o personagem principal de nossos cardápios. Mas, ainda assim, para entrar no espírito da coisa, vamos lá, com sugestões para um menu interessante nessa semana temática.
A entrada pode ser um prato de belo efeito visual, um Anel de cavalinha sobre marinada de nabos. Os pequenos filés de peixe são enrolados dentro do anel e decorados com a própria cauda. Ficam incríveis.
Como prato principal vão duas sugestões. A primeira é um Arroz de polvo açoriano (não ficaria melhor Arroz açoriano de polvo?), que é simples, fácil de fazer e tem um sabor irresistível.  A outra seria um clássico da cozinha francesa, ícone da gastronomia da região de Marselha, a sopa condimentada de frutos do mar que sonoramente eles chamam de Bouillabaisse e que pode se dar muito bem nesses dias ainda frios que estamos vivendo. É um pouco mais trabalhoso, mas para quem tiver paciência e determinação em executar vale à pena.
Bom apetite, portanto!
Confira as receitas no novo endereço do blog, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário