quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Endívias, salmão defumado e um robalinho com purê de aspargos. Belo jantar

Robalinho grelhado com shiitakes salteados e purê de aspargos.
Um 7 de setembro de quase folga. Pelo feriado que deixou a cidade praticamente vazia, mas, em compensação, obrigações de todos os lados. Uma chegada ao canil para ajeitar as coisas antes da viagem de amanhã para São Paulo, a coluna para o jornal e depois a espera pelo jogo da noite para atualizar um dos tópicos enviados anteriormente.
Mas nada que impeça um jantarzinho, não é verdade?
Como tínhamos feito uma massa básica no almoço, com molho caseiro de tomate e manjericão, decidimos que o jantar teria peixe. Saboroso, mas também leve, para quem pretende viajar na manhã seguinte. Fui à cata de algumas ideias e conseguimos fechar um cardápio bem bacana.
Como tínhamos um envelope de salmão defumado no freezer, pensamos na entrada a partir dali. E encontramos uma receita bacana no site http://www.dedodemoca.net/, Endívias com salmão defumado e molho de iogurte e dill. Como não encontramos dill (ou aneto ou endro, tanto faz o nome) no supermercado (hoje, feriado, o Mercado Municipal estava fechado), decidimos substituir o dill fresco por algumas sementes secas de nosso estoque. E aí, como quem não quer nada, acrescentamos um pouco de bottarga em pó, um toque de sabor que ficou muito especial.
Vou postar a receita original, mas as variações ficaram bem interessantes.
Para o prato principal partimos de uma receita do canal a cabo Bem Simples, coincidentemente exibida hoje, no começo da tarde. Como é difícil anotar pelo tempo que a televisão oferece e não foi possível encontrar a receita no site, partimos para a execução de memória (interessante que anotei um dos ingredientes via TV e depois não consegui entender minha letra – fosse o que fosse, não fez falta).
E assim tivemos um belo jantar caseiro. Com um interessante bourdeux branco (sauvignon) para acompanhar, que, por pura distração, não fotografei. 
Para saber das receitas, fotos e mais detalhes dos pratos, entre no novo endereço do blog, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário