quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Operação Barracuda (A coluna de Paula Labaki)


Estive no Recife no começo de abril para dar duas aulas. Agora voltei. Um dos motivos: cozinhar na Barracuda.
E o que é Barracuda? É um quiosque gourmet na praia de Boa Viagem, com um mar lindo como fundo, proprietárias mais que simpáticas e que nas quartas-feiras convidam um chef para cozinhar. Nesta quarta que passou esse chef fui eu, felizmente.
O convite veio de um papo com o amigo Duca Lapenda (chef e proprietário do Pomodoro Café, no Recife), que falou com Ana Claudia Lins, uma das proprietárias, e o convite foi tomando forma. Como já estava mesmo para vir por conta do Recife ao Vivo da revista Prazeres da Mesa, foi tudo se encaixando.
Queria um cardápio que pudesse usar ingredientes aqui do Pernambuco e aí as ideias foram surgindo.
Passagens na mão e eis que o vôo estava lotado de chefs amigos, o pessoal da revista. Passei a viagem toda num papo animado com o Eudes Assis (chef do restaurante Seu Sebastião, de Maresias-SP) e ao chegar ao Recife o amigo (e chef) André Falcão me pegou no aeroporto, fomos almoçar no Parraxaxa, um restaurante típico, muito bacana.Curiosidade: a cerca em volta é toda feita em marmelo, finalizada com cascas de ovo - dizem que a casca de ovo no interior de Pernambuco é utilizada pra afastar o mal olhado.
À noite, inauguração do Recife ao Vivo e depois La Pasta Galleria, do André, um restaurante italiano, pequeno e super charmoso, dentro da galeria Joana D’Arc,  onde existem vários restaurantes. E foi ali, naquela cozinha, que no dia seguinte fui fazer meu mise en place para o jantar na Barracuda.
Contei com a ajuda da querida Andréia Casagrande, que ficou comigo desde o começo até terminar tudo.
Chegou a hora de ir para a Barracuda. Ana Claudia Lins, que me abrigou em seu apartamento delicioso com vista para o mar lindo do Recife, já estava me esperando lá.
O Caldinho de feijão verde.
No cardápio que montei tinha Caldinho de feijão verde com crocante de coentro e chip de charque, Moqueca de pupunha com creme de cajá, arroz de coco e farofa de castanhas e, pra terminar, um Creme de rapadura com terra de chocolate. Adorei usar o feijão verde, ele é muito saboroso e sua textura perfeita para o que eu queria. Quanto ao chip de charque, descobri que tenho que primeiro tirar um pouco o sal para depois fazer o chip, pois o sal se potencializa na desidratação.
Só posso dizer que foi uma noite divina. Trabalhamos rindo e nos divertindo, a chuva ia e vinha e a calçada era pura festa, vários amigos, pessoas desconhecidas e assim foi a noite toda. O cardápio foi aprovado e eu só sorrisos.
Creme de rapadura do terra de chocolate.
Na minha bagagem logicamente coloquei meu Thermomix e meu mais novo mimo, o kit de sais que fiz. Meus sais ganharam Recife. Sim, gostaram mesmo e conheci mais um envolvido com sais, que trabalha com sais do mundo todo, o querido Gustavo Aciolly (proprietário da marca Kook, que comercializa sais do mundo todo), que adorou os meus e eu aos dele. Vamos trocar ainda muita figurinha salgada.
Foi uma noite deliciosa. E era só o começo dos meus dias no Recife.
A Barracuda é imperdível para quem vem a Recife e para quem é do Recife. Um quiosque cheio de charme em plena praia de Boa Viagem e que serve o inusitado para uma barraca de coco - quitutes gourmet, espumantes e por ai vai, não dá pra perder. Já sou uma Barracuda e isso me torna quase uma Recifense.
Outra coisa que gostaria de salientar é que a gastronomia esta super aquecida no Pernambuco. Cozinheiros mega-competentes, lugares lindos e pessoas dispostas a mostrar uma boa gastronomia. Volto encantada e com muita coisa para contar. Poderia citar nomes de chefs fabulosos que conheci, mas corro o risco de esquecer algum e não vou correr este risco porque todos me encantaram de alguma forma.
Obrigada Ana Claudia Lins pelo convite, Duca pelo carinho de propor meu nome e André Falcão por ceder sua cozinha para eu trabalhar. E não poderia esquecer Guga Pedrosa (um dos idealizadores do Barracuda) pelo café da manhã plural.

Paula Labaki

twitter@lenalabaki 

Nenhum comentário:

Postar um comentário