sábado, 13 de agosto de 2011

Cozinhar para os pais. Tem homenagem melhor que essa?


Carré de cordeiro com molho de damasco, acompanhado de Couscous de sementes.
E por que não homenagear o pai com um almoço feito em casa, caprichado, com as iguarias que ele certamente gostaria de comer? Claro que há interessantes opções de almoços especiais para esse Dia dos Pais, promoções várias, com todas as alternativas de cardápio. Mas apenas para quem já se antecipou e fez reserva, pois aventurar-se assim, na busca de um local para o almoço de amanhã, é correr o risco de chamar aborrecimento para um dia que merece ser de muita alegria.
Então, para fugir das filas e do agito das casas cheias, vamos à luta. Vamos às compras e aí, amanhã, mãos à obra. Basta juntar a turma em volta do fogão e partir para a execução. Mas nada de churrasco de novo, que aí já é falta de imaginação. Churrasco a gente tem o ano inteiro, sob qualquer motivo ou motivo nenhum. O almoço será especial, homenagem aos pais e pode muito bem ser diferenciado. De filhos para pai ou de pai para filhos, tanto faz, que a ordem dos fatores não acerta o paladar.
O tempo que se perderia nas enfadonhas filas e listas de espera de restaurantes, ganha-se com um passeio pelo Mercado Municipal de Curitiba, onde há de tudo para qualquer escolha. E foi justamente com base nessa variação de sabores que foi escolhida a sugestão de cardápio aqui apresentada hoje.
Como entrada pode ser um Vol-au-vent com fígado ao vinho tinto, que tem execução muito mais fácil do que se poderia imaginar.  Os vol-au-vents podem ser encontrados prontos (na Confeitaria Gênova e na Saint Germain, por exemplo) ou congelados (da Arosa, em supermercados). O cozimento da carne é rápido e pode ser feito até na véspera, permitindo deixar para montar e assar pouco antes de ser servido.
Como prato principal, duas opções, uma de peixe outra de carne. Para servir uma delas, conforme o gosto do pessoal. Ou ambas, caso haja preferências variadas. O Linguado ao molho de physalis também não requer prática nem habilidade. O filé do peixe é grelhado na manteiga e aguarda o molho, que é uma rápida redução em vinho branco da polpa da fruta batida. O physalis é bem brasileiro e pode ser encontrado no Mercado Municipal. Algumas frutinhas devem ser guardadas para a decoração do prato.
No prato de carne, outra saborosa frutinha amarela, o damasco. Para compor o molho de um carré de cordeiro, numa interessante combinação de sabores. Os carrés são grelhados (com pouco tempo de foto para ficarem vermelhos e macios por dentro) e reservados para o molho, que pode ser feito em menos de dez minutos. A sugestão é servir o carré com um Couscous de sementes, também de fácil execução.
De sobremesa, um paladar bem brasileiro, variação do Romeu e Julieta, a parceria da goiabada com o queijo. Bem mais simples do que se possa imaginar e com um sabor que agrada qualquer um, criança ou adulto.
Pronto, um cardápio diferenciado, com ingredientes nobres e ao alcance de execução até para os menos chegados às coisas da cozinha. E uma homenagem certamente inesquecível para os pais. Vamos encarar?

No novo endereço do blog, as receitas e ilustrações dos pratos selecionados para este saboroso almoço de Dia dos Pais. Clique aqui.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário