domingo, 31 de julho de 2011

Truta ao forno com risoto de ervilhas e brie


A ideia era outra, confesso. Tinha imaginado fazer um spaghetti ao vôngole ou algo assim. Ligo para a peixaria para avisar que estava indo buscar vôngoles e ouço o peixeiro amigo dizer que "só temos sem a concha".
Aí, não. Sem a concha não seria a mesma coisa, pois o que faz a diferença no sabor é justamente o líquido que se solta quando o vôngole abre a concha. Mas, já a caminho, não custaria chegar até lá para descobrir o que poderia me atrair no balcão da peixaria. Ao chegar ao Mercado Municipal, não tive dúvidas. Havia umas trutas belíssimas, fresquíssimas, vindas de criadouro em São Bento do Sul. Seria aquilo, com uma receita bem simples, pois a truta tem carne de sabor bem delicado e quando menos molhos ou condimentos tiver, melhor para o paladar. Como estava voltando do latifúndio, levando na cesta algumas laranjas sanguíneas que lá colhi, imaginei poder formar uma boa parceria.
Para acompanhar poderia ser um risoto. De quê? Umas ervilhas frescas na banca em frente já me encaminharam a proposta. Seria que combinaria com o queijo brie que tinha na geladeira? Seria bem possível.
E foi assim nosso jantar, uma combinação de sabores delicados, comida leve e interessante. A única coisa que não consegui foi tirar uma foto decente, pois cada vez que tenho de registrar um peixe inteiro num prato não tem jeito de dar o equilíbrio suficiente. Mas acho que deu pra perceber que comemos muito bem.

Truta ao forno com laranja sanguínea

Ingredientes

2 trutas médias
200 ml de leite
4 rodelas de laranja sanguínea
Sumo de 1 laranja sanguínea
Salsa picada
1 colher (chá) de manteiga derretida
Sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)

Modo de fazer:

Preparação:

Aqueça previamente o forno a 200ºC.
Molhe as trutas em leite, unte-as pincelando com a manteiga, tempere com sal e pimenta e coloque-as numa forma.
Baixe a temperatura do forno para 160ºC e leve as trutas no forno por 20 minutos. Retire do forno, puxe delicadamente a pele até retirá-la completamente, enfeite com as rodelas de laranja, regue com o sumo e polvilhe com salsa antes de servir.

Rendimento: 2 porções.


Risoto de ervilhas frescas com queijo brie

Ingredientes

1 xícara de arroz arbóreo
½ litro de caldo de legumes
100 g de ervilhas frescas
100 g de queijo brie picado
½ taça de vinho branco seco
½ cebola pequena picada
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite
Sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)
Queijo ralado para servir

Modo de fazer

Refogue a cebola em azeite e ½ colher (sopa) de manteiga. Quando a cebola ficar transparente junte o arroz e misture bem. Adicione o vinho e deixe o álcool evaporar. Reduza o fogo e comece a regar o arroz com o caldo de legumes.
Junte as ervilhas e continue regando com o caldo, à medida que for secando.
Quando o arroz estiver al dente desligue a panela, misture o queijo brie picado e tampe a panela por 2 minutos. Abra a panela, acrescente a manteiga restante e mexa o risoto delicadamente até que a manteiga esteja totalmente incorporada no arroz.
Sirva imediatamente com queijo parmesão ralado na hora.

Rendimento: 2 porções.

Este post também está no novo endereço do blog, no site da Gazeta do Povo. Dê uma espiada, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário