quarta-feira, 27 de julho de 2011

O dia em que cozinhei com o “Alemon” Heiko (A coluna de Paula Labaki)

Heiko Grabolle e Paula Labaki em Blumenau.

Na semana que passou fui para Blumenau para a feira SC Gourmet junto com o azeite Amara, que teve um espaço dentro do stand da Bottarga.
Eu não conhecia Blumenau e fiquei encantada. A feira também muito bem organizada, pequena ainda por ser a primeira edição, porém com potencial enorme de crescimento.
Em Itajaí também fiquei enlouquecida com o mercado de pescados, tanto que estou voltando para São Paulo com um isopor lotado de camarões, lagostins, vieiras e outros mimos gastronômicos.
Muito bem, feira rolando e aí eu sabendo que meu amigo Heiko Grabolle estaria por lá, para fazer uma aula-jantar-show. Sim, show porque em se tratando de Heiko tudo vira um show. Ele é o chef showman, sem a menor sombra de dúvidas.
No sábado ligo para ele, que está no Senac fazendo seu pré-preparo e ai combinamos então de eu cozinhar com ele no jantar.Encontrar com ele é sempre uma festa, porque Heiko é animado, esta sempre sorrindo e trabalha com um prazer contagiante. Abraços de dois amigos com saudades e vamos lá começar a fazer o que mais gostamos.
Vou confessar que não sou expert em culinária alemã e logicamente o cardápio era “Alemon”. Heiko me explica tudo e diz: “bom Paulinha você vai cuidando ai do prato principal enquanto monto as entradas”. E eu, com cara de semi-susto, digo: “OK chef”.
Pela primeira vez na vida fiz Spretzel (fiz em termos, porque ele levou tudo pronto, mas eu finalizei com manteiga e um pouco de óleo até ficar levemente dourado). Filé envolto em uma massa de frango com especiarias e fechado com folhas de couve manteiga no forno e eu de olho atento.
Muito bem, não é preciso dizer que o jantar foi um sucesso. Começando pela simpatia de um alemão que chegou ao Brasil para brilhar, com um sorriso largo, com sua cozinha típica e com toques inovadores e com o ingrediente principal, o amor pelo que faz.
Para mim foi uma honra estar ao lado dele e poder absorver um pouco do seu conhecimento e do seu carisma. Aprendi algo mais, como sempre. Compartilhar a cozinha com amigos é sempre uma troca fantástica de experiências.
Heiko, agora te amo um tanto mais, meu amigo.
Quanto ao azeite Amara, fez um sucesso descomunal na feira. Porque todos que têm a oportunidade de provar um azeite com 0.2% de acidez, um blend das azeitonas coratina e arbequina, ficam encantados. Ignacio, que é o produtor, também merece os parabéns pela dedicação e carinho com que trata seu produto, seriedade e competência. Para mim tem sido um privilégio poder usar e divulgar essa marca, que em breve estará em vários pontos no Brasil.
Bom estou chegando a São Paulo. Nessa semana vai ter muita coisa para contar, porque tem jantar com dois chefs amigos, no qual vamos fazer um menu de nove passagens. E depois tem Recife.
Então é só esperar que quarta-feira que vem vai ter muito assunto.

Paula Labaki


Nenhum comentário:

Postar um comentário