quinta-feira, 28 de julho de 2011

Novas tendências da cozinha paranaense no Centro Europeu


Henrique Mancuzzo, Harumi Iura e Dyogo Prado, jovens chefs para uma moderna cozinha regional.
Sabores do Paraná. Quais são? Barreado é o prato mais famoso, mas temos também a quirerinha, o kutiá, o porco no rolete, o carneiro no buraco, frango ao pinhão, pintado na telha... uma gama considerável para quem imagina uma cozinha de poucas tradições.
Pois tem ainda mais, pelo menos numa visão mais contemporânea que nossos cozinheiros apresentam. Nesta sexta-feira (29) o Centro Europeu de Curitiba vai apresentar mais uma edição da oficina gastronômica Club Gourmet e dessa vez com um sotaque bem nosso. O evento terá como tema Sabores inusitados do Paraná e será comandado pelos chefs Carlos Henrique Mancuzzo, do Centro Europeu; Dyogo Prado, do La Cocina e Harumi Iura, chef pâtissière do  Restaurante C'La Vie, novos talentos da gastronomia paranaense, que participaram como convidados do Festival Brasil Sabor (e consequentemente do livro Segredos dos Chefs, o livro com as receitas do evento ocorrido de abril a maio desse ano).
Na oportunidade, os participantes da oficina terão a oportunidade de aprender algumas releituras de preparos tradicionais da culinária do Paraná, sabores que agradam turistas de todos os cantos do país, entre eles Arancini de pinhão com recheio de charque tropeiro, Releitura vaca atolada e Verrine de pinhão, mascarpone e mel.
A oficina gastronômica terá início às 19h e será realizada na Sede Gourmet do Centro Europeu, que engloba cozinhas didáticas dotadas de completa estrutura tecnológica e gastronômica, com ilhas de trabalho que permitem que os alunos preparem os pratos simultaneamente aos chefs.
O custo é de R$ 180, com direito a execução e degustação dos pratos.
E para aguçar ainda mais o paladar, vai aqui uma das receitas a serem executadas, extraída do livro Segredos dos Chefs – Paraná, do Brasil Sabor 2011, editado pela Abrasel.

Releitura da Vaca Atolada

Por Dyogo Prado, chef do La Cocina

Ingredientes:

2 kg de costela
2 cebolas
100 g de manteiga
Sal e pimenta-do-reino

Para o caldo
500 g de músculo
1 cebola
1 cenoura
1 talo de salsão
1 alho-poró

Para os blinis
300g de mandioca branca
300g de batata Asterix
50g de manteiga

Para a decoração
1 banana da terra, verde

Modo de fazer:

Em uma panela, de preferência de ferro, douro e músculo cortado em cubos de 3 cm. Adicione 3 litros de água e os legumes cortados em cubos pequenos e deixe cozinhar em fogo baixo por uma hora e meia. Reserve.
Tempere a costela com sal e pimenta, doure-a, adicione o caldo fervente e deixe cozinhar por aproximadamente 2 horas ou até que a carne fique macia a ponto de desfiar. Depois de cozida, desfie separando somente a carne e desprezando a gordura. Em uma frigideira com a manteiga, adicione a cebola cortada em tiras (juliene) e deixe em fogo baixo até caramelizar. Acrescente a costela já desfiada e reserve.
Separe a gordura do caldo em que a costela foi cozida, deixe no fogo para reduzir e encorpar e, se necessário, engrosse com um pouco de amido de milho diluído em vinho tinto. Tempere com sal a pimenta.
Para os blinis, cozinhe a batata e a mandioca até estarem em ponto de purê. Esprema, junte a manteiga, tempere com sal e pimenta. Faça discos com o purê e frite em uma frigideira pequena.
Para decorar, corte a banana da terra em lâminas finas (0,5 cm). Frite e tempere com sal.
Para a montagem, faça um espelho com o molho no centro do prato, coloque um blini sobre ele, a costela e por fim a banana.

Rendimento: 4 porções.


Centro Europeu de Curitiba
Alameda Princesa Isabel, 1.300 - Mercês
Fone: (41) 3324-6669 

Confira este post também no novo endereço do blog, no site do jornal Gazeta do Povo, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário