domingo, 17 de julho de 2011

As alcachofras estão chegando

Um lindo buquê de alcachofras do Mercado Muncipal de Curitiba.

Que agradável surpresa! Passeio por entre as bancas do Mercado Municipal e o que encontro por lá? Alcachofras, simpáticas e lindas alcachofras, que se adiantaram à chegada da Primavera e resolveram aparecer por aqui.
Claro que ainda não são aquelas enormes, carnudas, mas bem que já dá para matar saudades do sabor tão delicado dessas quase-flores que apaixonam os italianos e que ganham cada vez mais espaço entre os consumidores brasileiros.
A grande maioria dos apreciadores não faz muita cerimônia para saborear tal iguaria. Basta cozinhar em água com sal e um pouco de suco de limão e comer, uma a uma, as bases das pétalas, acompanhadas de um leve molho vinagrete. A polpa arredondada do fundo é deixada para o grand-finale de um ritual que atiça o paladar em prazer.
Em vários países costumam os chefs organizar festivais de alcachofra na Primavera. Em Curitiba sempre foi assunto para o incrível Fúlvio Furin (hoje fazendo um evento ou outro), que passou por vários restaurantes da cidade e que não passava um ano sem promover seu festival, servindo pratos com alcachofra da entrada à sobremesa.
Em homenagem à alcachofra e a seus tantos apreciadores, decidi publicar aqui receitas de dois chefs incríveis, da primeira linha da gastronomia paranaense: Eva dos Santos e Junior Durski. Ambas são recheadas, mas o interessante é a diferença dos cortes e dos ingredientes dos recheios. A de Eva é cortada na longitudinal e é recheada com camarões para ser gratinada com uma farofa de queijos parmesão e reblochon. E de Durski tem como base do sabor o presunto italiano San Daniele (que pode até ser substituído por Parma, mas não é a mesma coisa) com um toque de anchovas. São dois pratos que não estão nos cardápios dos dois restaurantes. Mas quem sabe com um bom choro não é de se sugerir para a Primavera que se aproxima?
Confira as duas receitas e as devidas ilustrações de darem água na boca, no novo endereço do blog, no site da Gazeta do Povo, clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário