segunda-feira, 13 de junho de 2011

Coelho, vinho e porcini no Dia dos Namorados


Quem acompanha o blog sabe que ansiávamos havia algum tempo por um prato de coelho. Faltava oportunidade e um pouco de previsão, pois sempre que lembrávamos estava em cima da hora e por aqui só se encontra coelho congelado. E assim, foi ficando, ficando...
Mas dessa vez não escapou. Lembrei-me na véspera e pedi pro Ademir, meu dileto açougueiro, que cortasse o congelado ao meio, no sentido do comprimento, já que somos apenas em dois em casa, a partir da debandada dos filhos para viverem as próprias vidas.
Pedido atendido, mantive metade no freezer e a outra descongelando para aguardar a hora certa de ir para a panela. Pronto, estava garantido o almoço do Dia dos Namorados. Depois de uma boa caminhada pelo Parque Barigui, o retorno à casa e dali à cozinha, para mexer nas facas e nas panelas.
A receita saiu assim, meio no improviso da fusão de algumas ideias. Um dos primeiros pratos de sucesso aqui da casa foi um coelho com alcaparras, cogumelos, que publiquei pela primeira vez ainda nos tempos da coluna no falecido jornal O Estado do Paraná e no seu site. A página já não tem mais manutenção, o descaso fez as ilustrações sumirem, mas o tema está ainda lá, coelhos e suas variações, original de 2004. Se tiver curiosidade, clique aqui.
Ideia inicial a ser desenvolvida, portanto. A Graça lembrou-se de uma boa quantidade de funghi porcini desidratados que temos no freezer e aí já passou para ingrediente da receita. Misturando influências e sugestões, chegamos ao nosso prato, um Coelho à caçadora com vinho e porcini, que, cá entre nós, ficou muito saboroso. Uma das receitas em que nos baseamos sugeria marinar o coelho nos temperos por algumas horas. Não seguimos e acho ter sido a melhor opção, pois o sabor da carne não foi encoberto pelos temperos e especiarias. Ficou delicioso, na medida. E o vinho teria de ser um merlot – e um dos melhores que conheço é o Gran Reserva Santa Ema – 2007, 90 pontos lá na revistinha do homem.

Coelho à caçadora com vinho e porcini

Ingredientes:

1 coelho (aproximadamente 1,5 kg) cortado em pedaços
2 dentes de alho amassados e picados
1 cebola grande em cubos
1 pimentão vermelho em cubos
2 tomates sem pele nem sementes em cubos
1 folha de louro
Sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 pitada de orégano
4 colheres (sopa) de cheiro verde picado
2 colheres (sopa) de alcaparras escorridas
2 xícaras de vinho tinto
4 cravos
farinha de trigo
½ xícara de funghi porcini seco
500 g de batatas

Modo de preparo:

Tempere os pedaços de coelho com sal e pimenta. Passe na farinha de trigo e bata bem, para tirar o excesso.
Cozinhe as batatas em água até estarem um pouco antes do ponto, al dente.
Aqueça o azeite e doure os pedaços de coelho dos dois lados, retirando em seguida e reservando. Na mesma panela, refogue rapidamente a cebola e o alho até murcharem. Ponha os pedaços de coelho novamente na panela e junte o orégano, o cheiro verde, o louro, o cravo e o vinho e deixe aquecer. Adicione o tomate, o pimentão, as alcaparras e o funghi porcini, tampe e deixe cozinhar por 1 hora, em fogo bem baixo. Se necessário, adicione água durante o cozimento e corrija o sal.
Junte as batatas e cozinhe por mais 15 ou 20 minutos.
Sirva em seguida

Rendimento: 4 a 6 porções.

Para sobremesa, uma repetição do que já havíamos feitos dias atrás, quando o caseiro lá do latifúndio apareceu com um saco de maçãs vítima de um capotamento de caminhão na BR ali perto. Um Doce de maçã em calda, tão simples de fazer que parece até brincadeira. Maçã em pedaços, açúcar, água e gelatina vermelha – de morango ou framboesa. Panela de pressão e pronto. Pode apostar que dá certo.

Doce de maçã em calda

Ingredientes:

5 maçãs médias picadas sem casca
½ xícara de açúcar
1 envelope de gelatina sabor morango ou framboesa
1 xícara de água

Modo de fazer:

Misture todos os ingredientes em uma panela de pressão. Tampe e cozinhe por 1 minuto, contado a partir da fervura. Desligue o fogo e aguarde 2 horas para abrir a panela. Sirva gelado.

Rendimento: 6 porções.

E assim se passou o dia, um feliz Dia dos Namorados, de carinho em casa e sabor à mesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário