quinta-feira, 7 de abril de 2011

Porto a Porto e Casa Flora trazem ao Brasil os vinhos da Tokaj Classic


Um dos mais emblemáticos vinhos de sobremesa do mundo, o Tokaji Aszu, intitulado também como "o rei dos vinhos e o vinho dos reis" pelo rei Louis XIV, e outros da vinícola Tokaj Classic serão importados pela Porto a Porto e Casa Flora, a partir deste mês de abril. De olho neste potencial mercado, as duas importadoras detectaram a oportunidade de ampliar seu mix de produtos, com um vinho que já conhecido no Brasil como uma "iguaria enológica".
Muito apreciados por suas particularidades e complexidade de aromas, os raros e espetaculares vinhos Tokaji, da Hungria, são o reflexo de uma tradicional região vinícola existente há mil anos, que se mantém intacta até os dias atuais.
Elaborados na região de Tokaj-Hegyalja, esses vinhos são notáveis pelo seu terroir. Com um solo de origem vulcânica, outono quente e úmido, e um micro clima especial, a região oferece cenário ideal para elaborar, como foi considerado pelo rei Louis XIV, "o rei dos vinhos". O ambiente climático cria condições muito favoráveis para o desenvolvimento de Botrytis Cinerea, uma espécie de podridão nobre, que destaca a degustação única.  
A produção dos diferentes tipos de Tokaji Aszú é determinada pela quantidade de polpa de uvas botritizadas adicionada a cada barril de vinho base. A polpa inserida é medida em puttonyos, que são baldes de 26 kg. Por isso, a classificação pode ser definida em 3 puttonyos para os vinhos menos doces, e até 6 para os mais doces. O Tokaji Aszú deve, por lei, amadurecer pelo menos, dois anos em barris de carvalho e um ano em garrafa antes de ser colocado à venda. Alguns exemplares podem envelhecer por mais de cem anos na garrafa.
Além disso, a vinícola apresenta cavas criadas nas rochas das montanhas vulcânicas da região, formando labirintos que chegam a ultrapassar 30km. Toda essa estrutura foi criada para dar as condições ideais de armazenamento e envelhecimento dos vinhos, mantendo de forma natural os níveis constantes de temperaturas e umidade.

Prêmios

Os vinhos da Tokaj Classic receberam classificação top em vários concursos de vinho, destacando sucesso no International Wine & Spirit Competition, da Inglaterra, com regras muito rigorosas.
Na Wine Spectator também não foi diferente e dois rótulos garantiram os prêmios:
- Tokaj Aszu 1999 6p - premiado com 94 pontos.
- Tokaj Aszú 2000 6p - premiado com 96 pontos na vinhos topo de 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário