quarta-feira, 27 de abril de 2011

Paleteria, o colorido dos picolés artesanais em Curitiba


O dia de hoje não estava dos mais quentes, mas ainda assim valeu a pena conhecer a Paleteria – Picolés Artesanais. São mais de 40 sabores de picolés – paletas, em espanhol -, elaborados artesanalmente exclusivamente com produtos naturais. O diferencial é o método mexicano de fazer o sorvete, sem utilizar qualquer produto químico estabilizante ou outros "antes" comuns em alguns gelados desse tipo.
Os sorvetes estão divididos em três tipos: os que são feitos basicamente com a polpa da fruta e água, os que têm a polpa da fruta com creme e os recheados (há um de morango recheado com leite condensado que é bem interessante). Os preços variam entre R$ 5 e R$ 6 e Elysa Barranco Mendoza, proprietária da casa, diz que, além dos formatos normais dos picolés, também pode apresentar alguns menores, feitos especialmente para festas infantis. A inauguração foi em fevereiro, depois de muitas experiências com os sorvetes e a adaptação dos métodos às texturas e sabores das frutas brasileiras (os cobaias eram os vizinhos e as pessoas que trabalham nas imediações).
O paleteiro veio do México especialmente para ensinar os brasileiros a produzirem o dolé (na minha infância chamava assim) que eles fazem por lá. Os sabores são bem variados e os balcões atraem pelos coloridos das diferentes frutas utilizadas. 




A casa funciona onde antigamente era uma borracharia, é toda decorada com motivos mexicanos e tem estacionamento próprio.


Paleteria – Picolés Artesanais
Avenida Silva Jardim, 608 – Rebouças
Fone: (41) 3046-0407

3 comentários:

  1. OS PICOLÉS SÃO EXCELENTES, BEM DIFERENTE DOS INDUSTRIALIZADOS!
    AMBIENTE E ATENDIMENTO DIFERENCIADOS

    ResponderExcluir
  2. Realmente uma delícia! Nunca provei nada nem parecido! Pura fruta!!! Além do ambiente alegre e acolhedor, tem estacionamento grande!

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso!! Mais pessoas precisam conhecer o local. É tudo bem natural, nada daquele sabor industrializado tão comum por aí.

    ResponderExcluir