quarta-feira, 13 de abril de 2011

O Arragui pode ser tudo isso mesmo


Tiradito de atum.
Revelei aqui no blog minha curiosidade. O que se esperar de uma casa que se propõe a misturar as cozinhas de Japão, Peru, França e Porto Rico? E depois, pensando bem, qual seria a razão de inclusão de Porto Rico, que não tem os mesmos apelos dos demais segmentos gastronômicos sugeridos?
Era mesmo de se ir ao Arragui Bistrô, a nova proposta para comes e bebes em Curitiba. Será aberto oficialmente nessa quinta-feira (14), mas teve uma sessão especial para jornalistas e convidados, apresentando a (bela) casa, os sócios, o cardápio e as inovações propostas. Ambientado em uma casa de arquitetura art déco e idealizado pela arquiteta Ivangela Curra, o espaço, de cerca de 100m2, tem 48 lugares e uma atmosfera cosmopolita, com apelos visando aproximar a França, os países latinos e o Japão. Os tons que predominam são escuros, preto e vermelho, como em boa parte dos bistrôs franceses e as luminárias são penduradas em diferentes alturas, oferecendo um ambiente casual e aconchegante. O bar, todo preto, ganha o brilho do arenito bruto na parede interna. Bacana, agradável ao chegar, causando boa impressão e jeito de boas vindas.
Armando, Raul e Guilherme, os sócios do Arragui.
Aí, lá dentro, aos poucos os mistérios foram desmoronando. Porto Rico? É de onde vem o chef Raul Carrasquillo, já estabelecido há algum tempo em Curitiba, ultimamente nas casas da Trovatta Risoteria – de onde também é outro sócio e chef, Armando Fuoco. O terceiro é Guilherme Lobo e aí já se desfaz outra curiosidade, o nome do bistrô (ou bistrobar, como eles chamam). Imaginei tratar-se de nome vindo de algum dialeto espanhol, pois é bem sonoro e lembra coisas de lá. Nada disso. Armando, Raul e Guilherme, as primeiras sílabas juntas formam Arragui (eles pronunciam como paroxítona, mas acho que ficaria mais bacana com a sílaba tônica no final).
E a comida? De pronto, uma surpresa que foi o melhor momento da noite. Um Sanduíche de sopa. Pena que a foto não saiu legal, mas é uma sopa concebida por Carrasquillo e tratada com reações químicas da cozinha molecular que a transformam em uma grande bolha, que é servida em cima de uma fatia de pão. Na boca, estoura e passa o agradável sabor de uma sopa muito bem feita.
Sanduíche de sopa,
Era um show à parte, não estava no cardápio oficial da noite, um menu degustação que começou com Tiraditos de atum, sashimis ao estilo peruano, com molho ponzu e cebola roxa.
Taco japonês de salmão.
Em seguida, Taco japonês de salmão, massa wonton em formato de taco recheado com salmão fresco, alface e vinagrete da casa.
Coconut shrimp.
O prato seguinte foi um Coconut shrimp, camarão à milanesa de coco com molho Dijon e mel (nesse é preciso ter cuidado para não deixar o molho tomar conta do delicado sabor do camarão).
Mini porpeta com molho Marsala.
Aí um momento para o sotaque italiano, com a Mini porpeta com molho Marsala, as pequenas e saborosas almôndegas recheadas com mussarela ao molho do vinho Marsala, o vinho fortificado italiano.
Bacalaitos.
Outro bom momento do paladar foi o Bacalaito, o toque portorriquenho. São lascas de bacalhau fritas envoltas em molho pastela. Tem muito a ver com as pataniscas portuguesas, mas as lascas são maiores e mais presentes.
Le Canard.
Fechando os pratos salgados, Le Canard. Coxa e sobrecoxa de pato assada no vinho e desfiada, servida com pappardelle. Macia, leve e saborosíssima.
Tres leches.
Como sobremesa, Tres leches, um bolo gelado e cremoso com leves aroma e sabor de rum. E que tem origem no Caribe.
E ainda tem mais, muito mais no cardápio eletrônico, outra inovação do Arragui, onde não existe cardápio impresso. Tudo está exposto em Ipads e cada mesa tem o seu. Assim, é possível visualizar as fotos de todos pratos antes de escolher o pedido, que já vai direto para uma central, sem a necessidade de chamar o garçom. E as ótimas fotos chamam a atenção e mexem com a tentação da gula. Convidando para voltar e experimentar mais.

Arragui Bistrô Bar
Rua Visconde do Rio Branco (esquina com Princesa Izabel) – Mercês

Nenhum comentário:

Postar um comentário