quarta-feira, 13 de abril de 2011

Hortas urbanas, orgânicas e saudáveis (A coluna de Paula Labaki)


Chegou a quarta feira, dia de invadir o espaço do Anacreon.
Como disse na semana passada, hoje vou contar sobre Hortas Urbanas.
Como sempre vamos do começo. Em maio do ano passado, em um evento de twitteiros e blogueiros conheci uma pessoa, divertida, sorridente, feliz e ao mesmo tempo compenetrada, séria, competente e estudiosa... Luana Budel (brinco que ela é minha enciclopédia). A Lua, como chamamos, é chef de cozinha, morou em Amsterdã e teve um restaurante vegetariano por lá. Voltou ao Brasil cheia de ideias e técnicas e por sorte de Deus nós duas nos conhecemos. Passamos um tempo estudando uma a outra – sim, observando, conversando e descobrindo quem éramos - e por fim criamos o Abobrinhas Labaki, que é um catering orgânico em São Paulo. Nas nossas buscas constantes por fornecedores e coisas novas neste meio ainda tão no inicio em nosso País, acabamos fazendo ótimas parcerias e descobrindo coisas muito interessantes pelo mundo a fora.
Aproveitando nossa ida à Argentina para o Jantar resolvemos visitar o Del Gorro, que é uma empresa criada por dois chefs, Federico Moscchetano e Dario Gualtieri. Federico, depois de se formar, foi trabalhar no Mugaritz e lá se encantou também pelo universo orgânico (não há como não se encantar). Ao voltar para a Argentina foi morar em uma fazenda e aprimorar os conhecimentos que havia adquirido. Ao retornar para Buenos Aires optou por morar e trabalhar em Santa Barbara, que é uma província próxima de BsAs, porém que ainda guarda o campo, o verde a natureza praticamente intacta e fica na região do Delta Del Tigre.
Lá se juntou a Dario e começaram a desenvolver sementes orgânicas e a plantar verduras, frutas e leguminosas, criou hortas móveis que o cliente pode ir mudando de local em sua propriedade, sua loja e em seu restaurante. Está implantando hortas nas escolas e shoppings e, isso é lindo, hortas suspensas para que idosos possam se ocupar nos cuidados.
Imagine seu restaurante com uma horta bem ali à sua mão. E não só de ervas, mas de legumes, verduras, minilegumes e brotos. Não preciso dizer que quase morri ao ver tudo isso. E já começamos a mexer nossos pauzinhos para fazemos as nossas aqui no Catering.
A idéia de Federico é fantástica, pois, com as hortas urbanas educamos as crianças ao plantio e ao cuidado com a natureza, juntamente com a preocupação desde cedo com o que vão ingerir. Logicamente não preciso dizer que os produtos orgânicos guardam sabores muito mais intensos e persistentes (lá provei o melhor broto de coentro da minha vida). Montar um prato com produtos de qualidade e com sua estrutura absolutamente preservada e integra é um prazer sem tamanho para nós que amamos as misturas de sabor.
Aqui no Brasil temos fornecedores muito bons, nossos brotos também são orgânicos e de uma fazenda que é cuidada minuciosamente pela proprietária que está o tempo todo de olho vivo nas flores e brotos. Nossos verdes e legumes vêm de uma cooperativa de pequenos produtores orgânicos no interior bem próximo a SP.
O importante é abrirmos nossos olhos para esses novos (que não são novos) produtos e produtores, o orgânico, o sustentável, procurar, apoiar, ajudar a desenvolver. Só assim se cresce e só assim teremos opções para escolha.
Luana e eu sabemos o quanto é importante estar ao lado dos parceiros que muitas vezes são produtores pequenos que mal podem fazer suas entregas, mas que primam pela qualidade e integridade de seus produtos.
Hoje me empolguei e escrevi muito. Semana que vem me seguro. Até lá.

Paula Labaki


www.lenalabaki.com.br
http://cozinhadalena.blogspot.com/
twitter @lenalabaki 

Um comentário:

  1. Paula, Gracias por pasar a visitarme y entender perfectamente lo que quiero sembrar, no solo vegetales.....sino conciencia......el planeta nos necesita.....

    ResponderExcluir