terça-feira, 5 de abril de 2011

A coluna de Paula Labaki: Uma noite especial em Buenos Aires


Bueno...
Sim, porque para falar sobre uma viagem gastronômica a Buenos Aires só começando com "bueno" mesmo. Eles sabem muito sobre este assunto.
Já estive algumas vezes por lá e sempre com roteiros gastronômicos turísticos e através de com indicações de amigos e revistas. Porém, desta vez foi tudo diferente. Primeiro, pela forma como tudo começou. Então, vamos desde o do começo.
Sempre admirei muito o trabalho de um chef argentino chamado Dario Gualtieri, sua forma de trabalhar e suas idéias, que vão exatamente com meus pensamentos em relação a ingredientes, os mais frescos possíveis e o retorno à raiz (lembrem-se da semana passada). Eis que certo dia, por intermédio da página de Dario, conheci Ramiro Martinez, também chef, que trabalhou com Dario e que hoje comanda a maravilhosa cozinha do Club Frances em BsAs. Desta amizade surgiu o convite para ir cozinhar com ele. Arrumei a mala e fui, eu e Luana Budel, que junto comigo comanda o Abobrinhas Labaki - mas isso já é outra historia.
Cheguei a Buenos Aires de madrugada e logo pela manhã Ramiro nos levou para o "Barrio Chino", onde compraríamos os insumos para o jantar. Simplesmente enlouqueci dentro de um mercado. Não só havia uma variedade de verduras, frutas e secos, como no fundo da loja uma peixaria gigantesca, onde pude ver moluscos que nunca tinha visto. E olha que já vi coisas. Compras feitas, fomos almoçar no Honk Kong Style e digo que foi a melhor comida chinesa de minha vida - algumas fotos estão aqui http://www.facebook.com/album.php?aid=51988&id=1820002162 . Fizemos um cardápio degustação que foi delicadamente servido, sabores e aromas se mesclando, as mais diversas texturas... um deleite.
Então partimos para o Club Frances, onde faríamos o jantar. Entre os convidados, o dono do Hotel do Club, que inaugura agora em junho, e o chef Dario Gualtieri.
Ramiro, Luana e eu colocamos todos os insumos e alguns itens que eu havia levado daqui - como alho negro, bottarga e geléias diferentes - em cima da bancada e começamos a criar um cardápio. Fluiu fácil, a alegria impera na cozinha de lá. Fomos super bem recebidas por todos. Desde o chef Ramiro Martinez, o cozinheiro Marcelo, a patisserie Luciana e o querido ajudante Petit. Percebi na cozinha de Ramiro uma mescla enorme de especiarias, ele faz vários tipos de misturas, de sais, de ervas e de sementes. Seus azeites são todos temperados, mel com varias infusões. E isso tudo gera um perfume que contagia.
Para mim, cozinha tem que ser poética. E a dele é. Não preciso dizer que o jantar saiu fácil, entre muitas risadas, portunhol bem falado de ambos os lados e o prazer de poder compartilhar conhecimentos, ingredientes e emoções. Todo esse carinho e alegria refletiram e foram refletidos nos pratos. Ao final, fomos convidadas a voltar em maio para uma semana de cozinha "mistura" Brasil/Argentina.
Convite aceito!
Todo o jantar pode ser visto aqui http://www.youtube.com/watch?v=yl0dGZkASDw
Bueno, semana que vem vou falar sobre hortas urbanas orgânicas.

O cardápio da noite muito especial:
Salada de brotos com pancetta e salsa de capim limão
Bochecha de abadejo gratinada com redução de laranja e tomilho e flor de lírio
Papilotte de Mero com alho negro e Bottarga, com arroz vermelho festivo
Rack de cordeiro com geleia de pimentão, cebola negra e crocante de cogumelos
Gratinado de cítricos com sorvete de especiarias
Opera de café

Paula Labaki

www.lenalabaki.com.br
http://cozinhadalena.blogspot.com/
twitter @lenalabaki 

Nenhum comentário:

Postar um comentário