quinta-feira, 3 de março de 2011

Cubos de carneiro com coco fresco e nozes, o prato do dia

Não temos muita afinidade com carne cozida. Para nós, brasileiros, o que pega mesmo é o assado ou a fritura. O bife ou o que vem do forno. De vez em quando uma posta recheada com macarrão, para aqueles que têm ascendência italiana.
Quando se trata de carneiro, mais ainda. Dá água na boca só de pensar naquela paleta dourada, naquele carré com corte francês, vermelhinho por dentro; no pernil bem assado e suculento.
Mas nem só de grelhados, assados ou tostados se apresenta a carne. O carneiro pode muito bem ser cozido, como se apresenta em vários pratos europeus ou do oriente médio. Para quem não sabe, só para dar um exemplo, é ingrediente decisivo no delicioso Cassoulet de Toulose, um dos mais consagrados pratos da cozinha francesa.
Revirando as coisas por aqui, descobri uma receita muito interessante e saborosa, Cubos de carneiro com coco fresco e nozes. Foi publicada na coluna de gastronomia do site Paraná Online, em 2006, na ocasião em que o ingrediente abordado como assunto principal eram as nozes. A página ainda está no ar, aqui, para quem quiser dar uma visitada. Pena que já não tem mais manutenção e as fotos não abrem.
Mas, seja como for, a receita está aqui. Para ser curtida e consumida como nosso prato do dia.

Cubos de carneiro com coco fresco e nozes

Ingredientes:

1 kg de pernil de carneiro cortado em cubos
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola grande picada
1 dente de alho esmagado
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 xícara de coco ralado fresco
½ xícara de nozes fatiadas
3 colheres (sopa) de manteiga
folhas de coentro picado
sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)

Modo de fazer:

Seque bem os cubos de carne e doure-os no azeite bem quente, mexendo de vez em quando. Retire e reserve.
Na mesma panela, ponha a cebola picada e deixe fritar até dourar. Junte o alho e frite mais um pouco. Ponha a carne de volta na panela, polvilhe a farinha por cima e cubra com a água quente. Tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar com a panela tampada até a carne ficar macia, juntando mais água, se necessário.
Adicione o coco fresco e deixe cozinhar por 5 minutos.
À parte, derreta a manteiga numa frigideira e doure ligeiramente as nozes.
Salpique a carne com as nozes e o coentro picado e sirva.

Rendimento: 4 porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário