segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

À Bell Munner ou Acordon Bleu?


E já que puxamos o tema para essas coisas engraçadas e pitorescas que aparecem em cardápios por conta da falta de informação de chefs e proprietários, acredito que o nome que oferece mais variação é o do peixe "à belle meunière". Já vi de tudo por aí, desde "à bela mulher" até "à bela maneira". Na época não tinha o blog e deixei passar em branco. Mas prometo ir atrás, novamente.
Trata-se de um método de cozimento que pode ser utilizado para vários tipos de peixe, embora o clássico seja o linguado. O filé é sempre levemente passado na farinha de trigo (de onde vem o nome de origem, pois meunière é a mulher do moleiro, que, no início do século passado começou a usar a farinha do moinho para garantir a melhor consistência do pescado na frigideira) e depois frito na manteiga. Na hora de servir, algumas gotas de limão, um toque a mais de manteiga para derreter e salsinha picada. Há uma variação, acrescentando alcaparras e camarões, que passou a se chamar à la belle meunière, por quem talvez achasse a mulher muito bonita. E com mais de um século de difusão, surgiram todas as (mais loucas e livres) interpretações que se tem conhecimento. Como nessa, que registrei em um bar/restaurante de Foz do Iguaçu, dias atrás: "a bell munner". Qual será o significado? Alguma a coisa a ver com o bater de um sino? Na composição dos ingredientes até que não saía da linha original. Exceto pela margarina. Seja como for, não experimentei.

Da mesma forma como nem cheguei perto do tal Filet acordon bleu, que nada tinha a ver com a receita original do que se entende por à Cordon Bleu, o escalope (de vitelo, quase sempre) que é batido, ganha uma fatia de presunto, outra de queijo e daí é enrolado e frito com uma crosta à milanesa.

Aí reparei que na mesma relação de filés, um pouco mais acima, tinha uma opção à Parmegiane (!!!), tentando seguir o padrão. Daí, quando espiei mais um pouco à direita e vi que o macarrão deles é o tal Spaguett, dei baixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário