sábado, 1 de janeiro de 2011

E o bacalhau chegou para o jantar

Lombo de bacalhau com creme de batatas ao shimeji.
Era para ser o almoço de primeiro de ano. Mas a comemoração do dia 31 foi longe, primeiro com filha e genro ao vivo, no clube, passagem oficial. E depois, na calada na madrugada, chegando de volta em casa, com filho e nora lá longe, em Winnipeg, preparando o réveillon caseiro, com quatro horas de fuso atrás.
Brindamos de novo, comemoramos outra vez e fomos dormir felizes.
Problema foi acordar e quando percebemos já não havia mais tempo para o preparo do bacalhau que havíamos escolhido para o almoço do primeiro feriado do ano. O que também não seria nenhum problema, pois foi só beliscar alguma coisa, aproveitar a tarde da Curitiba vazia (como a de 30 ou 40 anos atrás) e pensar no melhor para o jantar.
A receita escolhida tinha a ver com uma do chef Juliano Valese, do Torero Valese, que fica no Itaim Bibi, em São Paulo. Era para ser um Bacalhau com creme de batatas e aspargos verdes. Ideia interessante, mas prontamente descartada pelo fato de os aspargos frescos terem vindos do supermercado com espuminhas de bolor. Se ainda fosse queijo...
Troca imediata de última hora, pois nada abriu por aqui, do mercadinho da esquina ao shopping, mercadão ou supermercado. Na geladeira, alguns shimejis ainda bonitos e se oferecendo para a troca. Aceitos.
E assim foi feito, um Lombo de bacalhau com creme de batatas ao shimeji, com um belo vinho do douro e nosso jantar de primeiro de ano estava garantido. Com aplausos e sorrisos.

 


Lombo de bacalhau grelhado com creme de batatas ao shimeji

Com base em receita original do chef Juliano Valese, do Torero Valese (SP)

Ingredientes:

400g de lombo de bacalhau dessalgado
2 batatas cozidas
1 talo de alho-poró cortado bem fino (fritar em azeite e reservar)
150 g de cogumelos shimeji frescos, refogados em azeite
4 azeitonas pretas temperadas
50 ml de azeite extra virgem
1 colher (sopa) de manteiga clarificada
60 ml de leite
1 colher (sopa) de creme de leite
1 colher (sopa) de cebola roxa picada
1 alho picado
ervas frescas a gosto
sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência) a gosto

Modo de preparo:

Com o lombo já dessalgado, levar ao forno (220° C, já preaquecido) por 15 minutos em uma assadeira com as ervas frescas, cobrindo com papel alumínio. Retirar e reservar.
Colocar no mixer a batata, a manteiga, o creme de leite e o leite e bater até formar um creme. Refogar o alho e a cebola em um fio de azeite na frigideira de teflon. Despejar o creme obtido no mixer e acrescentar os cogumelos refogados. Colocar sal e pimenta a gosto e reservar.
Em uma frigideira de teflon colocar o azeite e grelhar o bacalhau dos dois lados, até que fique ligeiramente dourado.
Em um prato colocar o creme de batatas com aspargos, o bacalhau em cima do creme e espalhar o crisp de alho-poró. Dispor as azeitonas e com a sobra do azeite derramar por cima do bacalhau.

Rendimento: 2 porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário