quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Um robalinho pra comemorar a volta ao lar

Bem, primeiro jantar em casa depois da volta do Canadá. O povo aqui ainda meio baleado, com uma tosse que saiu daqui, foi a Winnipeg e voltou mais forte. Mas que os nossos solertes médicos estão combatendo – pelo menos é o que parece.
Na correria de volta, hoje foi o primeiro dia com possibilidade de ir ao Mercado Municipal, onde sempre as coisas fervilham em Curitiba. Como estamos nos restabelecendo (ou seria reestabelecendo?), a ideia foi fazer o que mais simples viesse de sugestão das ofertas do mercado.
Logo de cara, ao chegar, vi algumas moranguinhas, daquelas minúsculas. Pode ser uma entrada – pensei. Com uma carninha de siri, por que não? Na peixaria também tratei do prato principal. Ali estavam uns robalinhos muito atraentes, pequenos, bem ao gosto de quem precisa fazer um jantar a dois. Levo, vou grelhar e depois descubro como servir.
Na banquinha da frente, do Yamazaki, o rádio Edivaldo informa que o José Kloss apareceu, que o Alexandre Vicki virá amanhã cedo e que o Aldo Silvano está meio sumido. Tirando isso, garanti alguns calendários para o ano que vem, vi uns cogumelos shimeji interessantes, salsinha, cebolinha e um limão siciliano. Minimalista, mas é de quem vem de longe pra casa.
Pronto o nosso jantar.
Entrada:
Refogado de siri na moranga

Seria uma casquinha de siri se tivesse a casquinha. A vantagem aqui é que se incorpora o delicado sabor das morangas.

Sem muitos segredos. Cortei uma tampa das moranguinhas, retirei as sementes e parte da polpa, pus sal, embrulhei com papel-alumínio e levei ao forno 180º por 30 minutos. Retirei e reservei.
Refoguei cebola roxa no azeite de oliva, um dente de alho picado, salsinha, cebolinha e a carne do siri. Sal e pimenta-do-reino (moída na hora, sempre), incluí uns tomatinhos (não são bem cereja, acho que holandeses), fogo alto, mexendo sempre e pronto. Achei que faltava um pouco de líquido e juntei uns dois tomates pelados, daqueles de lata. Quanto o líquido começou a secar, desliguei.
Coloquei o recheio nas moranguinhas, levei ao forno a 240 (com o grill ligado) e deixei por 10 minutos. Até achei que passou um pouco do tempo, mas ficou muito bom.
Robalinho grelhado com molho cremoso de shimeji e alho-poró

Trouxe um robalinho, cortado em dois filés, com a pele (sem escamas).
Para fazer o molho, trouxe a bandeja de cogumelos shimeji e tinha um alho-poró na geladeira. Aqueci azeite de oliva e pus para refogar o poró, com um restinho da cebola roxa e um dente de alho picados. Juntei os shimeji, refoguei até perderem o líquido e daí incorporei o creme de leite. Por mim, usaria fresco, mas como cheguei de viagem, abri uma lata daquele tradicional, misturei o soro e usei metade, o suficiente para dar liga.
Daí aqueci o azeite de oliva na frigideira antiaderente, tostei primeiro o lado da pele e depois o outro. E estávamos de volta à nossa cozinha caseira, depois de um belo e intrigante giro internacional.
Ah, o vinho foi o chardonnay 2009 da Jacob's Creek, do Freeshop. Achei que poderia estar melhor.
Mas, enfim, estamos de volta ao lar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário