quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O fim de ano da Confraria do Armazém




Último jantar do ano, expectativa geral. A Confraria do Armazém estava pronta para mais uma das noites especiais, dentre as tantas já vividas no prazer da boa mesa. Para esta despedida de temporada ficou definido que o prato principal seria a Jambalaya, marca registrada do confrade J. J. Werbitzki, que depois de um período de licença estava retornando ao convívio do grupo. A receita básica tem alguns ingredientes exclusivos da comida de New Orleans (vindos de lá), mas a quantidade e a diversidade dos itens a serem incluídos dependem muito da oferta do mercado e da inspiração do cozinheiro – superando, às vezes, o número de 50 produtos diferentes. Dessa vez J. J. incluiu até carne de jacaré, com mais polvo, frango, porco, marisco, peixe, camarão... Na cobertura do prato, uma agradável surpresa: rodelas de caqui douradas, que caíram muito bem.
Brigada em ação: a noite prometia.

Os responsáveis pelos demais pratos, desde entrada até a sobremesa foram os confrades Aldo Silvano, Claudio Stringari e Luiz Augusto Xavier e o cardápio ficou assim, Caponata com bottarga Patê de anchova azeitona e atum para abrirem o apetite. De entrada, Tartare de linguado e salmão com alho negro e ovas de capelin. Depois da Jambalaya, fechou o jantar um Petit Gâteau de brie com sorvete de goiaba, uma interpretação da confraria para o clássico Romeu & Julieta.
O encontro contou com a presença ilustre do chef Alexandre Vicki, ele que foi um dos pioneiros nas reuniões da Confraria do Armazém, mas que somente agora voltou à terra, ainda embalado pelo sucesso à frente do Restaurante Conventual, do Hotel Pestana Convento do Carmo, em Salvador – é o novo chef do Deville Rayon Hotel, em Curitiba.
Foi uma noite em alto estilo e alto astral, para fechar com boas lembranças gastronômicas o ano de 2010.

Chef Alexandre Vicki, convidado especial de retorno à Confraria.

Dezenas de ingredientes para a composição da Jambalaya.

A Jambalaya na panela, processo iniciado.

Tartare de linguado e salmão com alho negro de ovas de capelin.

A cobertura de caqui grelhado para a Jambalaya.

Jambalaya, tudo a que tem direito misturado com arroz.

A linha de montagem das cerejas para a sobremesa.

A sobremesa pronta, Petit gâteau de brie com sorvete de goiaba.

Uma bela cava para começar os trabalhos.

Aí, o vinho branco da entrada (e para alguns da jambalaya também).

Para a sobremesa, um colheita tardia sul-africano
Para outros, a preferência por um tinto italiano.

Palmas para os cozinheiros que eles merecem.







 


Nenhum comentário:

Postar um comentário