terça-feira, 23 de novembro de 2010

A festa do Beaujolais Nouveau no Durski dura um mês

Já é uma tradição entre os franceses. Alguns até torcem o nariz, classificando como uma jogada de marketing para valorizar um vinho que está longe dos maiores clássicos da França. Mas que é um charme, não há quem possa negar. Toda terceira quinta-feira do mês de novembro é dia do lançamento do novo Beaujolais Nouveau, um vinho tinto superjovem, que fica pronto para o consumo apenas dois meses após a colheita. É produzido a partir das uvas gamay, por um processo conhecido como maceração carbônica, onde as uvas fermentam em cubas sem esmagamento e a pele da uva é estourada pela fermentação.
A festa de comemoração é uma tradição que começou no início do século passado nos bistrôs, restaurantes e brasseries de Lyon e hoje acontece simultaneamente no mundo inteiro, sempre na mesma data de novembro. Sua chegada é anunciada com a célebre frase "Le Beaujolais Nouveaux est arrivée!"
Para entrar na onda e sustentar o título de restaurante com a melhor carta de vinhos do Brasil (segundo o Guia 4 Rodas), o Restaurante Durski recebeu a safra de 2010 de Joseph Drouhin e celebra a safra feita com os menores rendimentos nos últimos 20 anos: 2.500 litros por hectare – muito menos que vários dos vinhos mais famosos da Borgonha e de Bordeaux.
A safra deste ano está com uma grande concentração e uma coloração púrpura. Segundo o consultor de vinhos do Durski, Jorge Ferlin, os vinhos desse ano estão especialmente sedosos e aveludados. Segundo Ferlin, a melhor combinação é com frios, embutidos, salsichas e carnes de aperitivos. "E, por incrível que pareça, harmoniza muito bem com churrasco, muito melhor que qualquer cerveja" - complementa. O que também recomendaria o consumo no restaurante irmão anexo, o Madero. E o vinho importado para celebrar por aqui não foi escolhido por acaso. Por catorze anos consecutivos, o Beaujolais Nouveau de Joseph Drouhin tem sido consistentemente considerado o grande vencedor de todas as degustações organizadas pela imprensa especializada no Brasil.
A promoção será estendida por um mês.


Durski International Cuisine
Av. Jaime Reis, 254 – São Francisco
Fone: (41) 3225-7893
Site: www.durski.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário