segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Fabiano Marcolini revive os pratos de “Julie & Julia”


O Hotel Casa da Montanha, em Gramado: noite de Julie & Julia
O chef Fabiano Marcolini, do Ristorante Villa Marcolini, será o responsável pelo cardápio do Cine Gourmet do mês de outubro, o encontro gastronômico que tem marcado a mesa da Serra Gaúcha. A cada mês um filme que versa sobre gastronomia é selecionado pelos organizadores do evento, que convidam um chef de cozinha para reproduzir aos comensais os pratos contidos no argumento da tela. A edição de outubro, que acontece entre os próximos dias 15 e 17, no Hotel Casa da Montanha, em Gramado, terá como tema o elogiado filme "Julie & Julia", uma divertida aventura gastronômica entre a França e os Estados Unidos.
Fabiano Marcolini, cardápio de filme em noite especial.
Adaptação de duas obras literárias de muito sucesso, o filme "Julie & Julia" surgiu a partir dos relatos narrados em "My Life in France", de Julia Child, e "Julie & Julia", de Julie Powell. Escrito e dirigido por Nora Ephron ("Sintonia do Amor"), tem sua trama baseada nas histórias reais de duas mulheres que mudaram o modo como os americanos apreciavam a gastronomia. Apesar de separadas pelo tempo, elas mostram como que através do gosto pela culinária o impossível não existe. As protagonistas são interpretadas por Amy Adams e Meryl Streep, que por este desempenho foi indicada ao Oscar e ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz.
O projeto está no seu quarto ano, e desde então muita coisa tem mudado. Desde a primeira edição chefs renomados tem compartilhado a missão de criar uma refeição completa, da entrada à sobremesa, inspirada num filme escolhido especialmente para a ocasião. O Cine Gourmet começa na noite de sexta-feira, com recepção dos hóspedes e convidados e uma degustação de vinhos e espumantes. No sábado pela tarde acontece o Chá da Tarde, na varanda do hotel. À noite a programação tem início às 19h, com um coquetel preparado pela gourmet e oferecido antes da exibição do longa-metragem. Às 20h acontece a projeção de "Julie & Julia" na sala de eventos, seguido por um bate-papo com o chef Fabiano Marcolini e o apresentador Robledo Milani sobre as inspirações vistas na tela grande e que em seguida serão saboreadas na mesa. Na seqüência, todos se dirigem ao Restaurante La Caceria, onde o público será convidado a experimentar o menu especial baseado no filme recém visto. Todo participante do Cine Gourmet ganha um prato de cerâmica pintado exclusivamente para a ocasião, seguindo a tradição da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança.
Confira o cardápio criado por Marcolini para o evento:
Coquetel:
Assiette de canapés assortis (Variedade de canapés)
Entradas:
Salade Roscovite (Camarões médios cozidos, maionese, couve flor, batatas, ovos cozidos e vinagrete de ervas)
Poisson en Brioche (Mousse de salmão fresco e linguado envolto em massa folhada e assado ao forno com delicado molho de vermouth e manteiga)
Prato Principal
Boeuf Bourguignon (Miolo de alcatra cozido em rico molho de vinho tinto e legumes, guarnecido com cebolas glaceadas e legumes -cenoura, salsão e alho-poró)
Sobremesa
Pavé au chocolat noisette et cerises (Pavê de chocolate, avelã e cereja)

Cine Gourmet – França/Estados Unidos
"Julie & Julia" e o Chef Fabiano Marcolini
Hotel Casa da Montanha
Av. Borges de Medeiros, 3166 – Gramado, RS
Fone: (54) 3295-7575

Nenhum comentário:

Postar um comentário