domingo, 3 de outubro de 2010

A deliciosa mesa de Telma Souza no La Santa Birra


O que não faz a paixão pela gastronomia! Telma Souza deixou uma bem sucedida carreira profissional de psicóloga na área de RH de uma grande empresa para se tornar cozinheira. Já não bastavam os almoços em casa, os eventos gastronômicos com seus companheiros de confraria, o desejo e a dedicação exigiam ainda mais. Não foi por nada que, na França, cursou a escola Lenôtre e o Alain Ducasse, além de vários outros cursos com chefs de passagem por Curitiba.
A deixa foi a abertura do bar La Santa Birra, em Santa Felicidade, no início do ano. Funciona numa casa tombada, aberto para happy hour e aos sábados durante o dia, quando é servido um almoço especial. Em sociedade com o marido, Élcio Appel. A ideia do bar já veio como consequência da distribuição de cerveja e chopp artesanais da OPA Bier, produzidos em Joinville. A produção segue a Lei Alemã de Pureza (Reinheitsgebot) com maltes e lúpulos selecionados, preservando os verdadeiros sabores (a Lei de Pureza, de 1516, permite apenas quatro ingredientes na elaboração da cerveja: água, malte de cevada, lúpulo e fermento).

Além das cervejas e chope distribuídos por eles, hoje o bar conta com um boa carta de cervejas importadas, cada uma indicada para harmonização com os petiscos a serem escolhidos.
O cardápio de petiscos, aliás, é de dar água na boca. Entre outros, Bolinho de abóbora com carne seca, Bolinho de mandioquinha com camarão, Duo de salsichas com molho de mostarda, Pastelzinho de carne de panela e, às quartas-feiras, Carne de Onça.
Mas o que mexe mesmo com as sensações dos gourmets é o almoço de sábado. A cada semana a criatividade de Telma é posta à prova, alternando pratos das mais diversas procedências. Por conta de sucessivas viagens nos fins de semana, estava sendo privado dessa oportunidade. Mas desse sábado não passou. Também, com o cardápio que a casa havia anunciado, não havia como escapar: Confit de Porco! Costelinha e pernil lentamente cozidos em sua própria gordura e depois douradas no forno. Acompanhadas de farofa de castanhas e bacon, couve crocante e banana da terra.
Já de pronto a sugestão para o que beber. Élcio recomendou uma cerveja espanhola, a Estrella Dam, elaborada para atender as exigências de ninguém mais ilustre que Ferran Adrià e os sommeliers do El Bulli. É uma cerveja de cevada e trigo, lúpulo, passando coentro, casca de laranja e alcaçuz. Muito frutada, com sensação de levedura fresca e textura cremosa. É servida em taças tipo flute – aquelas para espumante.
Harmonizou muito bem com o prato. A costelinha veio se desmanchando (o pernil estava macio também, mas a costelinha insuperável). 
A farofa e a couve fizeram a escolta com galhardia e as rodelinhas de banana da terra (que os garçons a princípio se esqueceram de servir) estavam douradinhas e deliciosas.

Como sobremesa, uma das favoritas do cardápio da casa: Minichurros com calda quente de doce de leite – a massa é bem leve, na realidade de carolinas, e é assada em vez de frita. Para harmonizar, um copo de chope escuro da Opa, o stout, com nuanças de café e bem aveludado. Na mosca.

Uma bela refeição, deixando no ar a expectativa para o que pode vir de agradáveis sensações nos próximos sábados.
Tema Souza e Élcio Appel, delícias harmonizadas com cerveja.

(Ah, a Telma Souza só não contou que faria aniversário hoje, domingo, 03/10, mas fica aqui estendido o brinde que fizemos ontem)
(Tomei a liberdade de sugar algumas informações sobre a casa do blog Mesa de Ana Tereza, achei que a boa amiga não se importaria)
La Santa Birra
Avenida Vereador Toaldo Túlio, 227 - Santa Felicidade (Curitiba)
Fone:  (410 3042 7041

Nenhum comentário:

Postar um comentário