domingo, 5 de setembro de 2010

Polvo grelhado com batatas ao murro e alho assado


Gosto muito de polvo. Aqui em casa todo mundo gosta. Quando vou a restaurante japonês, por exemplo, protesto quando não há niguiri ou sashimi de polvo. E me delicio com aqueles sushis de minipolvo (que custam uma nota mas valem a pena) que por aqui são encontrados no Nakaba ou no Kan.
Mas não é um prato muito comum nos restaurantes de Curitiba. O Bistrô do Victor, no Shopping Barigui, tem sempre. Tanto na brasa quanto em forma de risoto ou outro aproveitamento que a chef Eva dos Santos dá um jeito de fazer. Como está sempre presente na gastronomia portuguesa é de se esperar que se encontre nos restaurantes especializados, o que nem sempre ocorre. Na última vez que comi um Arroz de polvo na Camponesa do Minho (tem gente que pensa que lá só tem bacalhau, mas tem mais, inclusive algumas sardinhas bem interessantes) estava um pouco além da conta no sal. Mas costuma ser bom. E aí já nem sei se tão bom quanto o que fazemos em casa. A modéstia impede qualquer comparação.
Então tínhamos aqui um polvo à disposição. Pequeno, uns 800 g, na medida para uma boa refeição a dois. Umas batatas, o alho que é indispensável nessa combinação e pronto, tínhamos tudo à mão para acariciar nossas papilas gustativas. O prato seria um Polvo grelhado com batatas ao murro e alho assado. Simples, rápido e saboroso.

Para começar um vinho que talvez não tivesse nada a ver (um alvarinho cairia bem), mas que já me encantava havia algum tempo na adega. Um rosé francês (de cor mais para o laranja, intrigante), Gérard Bertrand 2008, Gris de Gris. Deu certo, felizmente.
Quanto ao prato, fomos fazendo na hora, sem receita. Mas, de qualquer forma, dei um jeito de ordenar as coisas para por aqui. Arrisque fazer, garanto o sucesso.


Polvo grelhado com batatas ao murro e alho assado

Ingredientes:
1 polvo de 800 g a 1 kg
1 cebola inteira com 1 cravo espetado
4 batatas médias
2 cabeças de alho
Sal e pimenta-do-reino (moídos na hora)
orégano
Flor de sal
Azeite de oliva

Modo de fazer:

Lave bem o polvo e ponha na panela de pressão com a cebola espetada. Mais nada, pois o polvo e a cebola soltam água. Cozinhe por 9 a 10 minutos a partir do instante em que a panela começa a chiar. Abra a panela e interrompa o cozimento, mergulhando o polvo na água fria. Separe os tentáculos e reserve.
Enquanto isso, leve ao forno quente (210º) as cabeças de alho cortadas em cima (como se tirasse a tampa), regadas com azeite e salpicadas com sal e orégano – embrulhadas em papel alumínio.
Lave bem as batatas e, com casca, afervente-as por uns 10 minutos. Passados uns 20 minutos do alho no forno, junte as batatas untadas com o azeite de oliva. Deixe no forno por mais uns 20 minutos. Em seguida, dê um murro em cada uma delas (sem violência, apenas para espremê-las) com a mão protegida por um pano de prato. Regue com o azeite e tempere com sal e pimenta, levando novamente a assadeira ao forno para o toque final em mais 10 minutos.
Aqueça bem uma grelha quase que esturricando. Passe os tentáculos e pedaços de polvo no azeite de oliva e arrume-os na grelha (não se assuste se algumas ventosas pularem, estourando feito pipoca), deixando uns 5 minutos de cada lado. Salpique com a flor de sal quando levar à mesa.
Monte o prato com os tentáculos de polvo ajeitados sobre as batatas ao murro. Desembrulhe o alho e ponha ao lado. Pronto, é só aproveitar.

Rendimento: 2 porções.

2 comentários:

  1. Até hoje só comi polvo na paella, mas ele grelhado preciso experimentar.
    Gostei do blog, apareça no meu quando puder.

    ResponderExcluir
  2. Pode deixar, estou indo te visitar. Bacana ter passado por aqui. Apareça sempre.

    ResponderExcluir