sexta-feira, 3 de setembro de 2010

A lula premiada do Dolabella e a pescadinha ao forno


Passei pelo Mercado Municipal naquelas de ver o que fazer, buscar inspiração. Só tinha um rumo pré-definido, seria algo do mar. Na peixaria, atum, salmão, robalo, côngrio... mas tudo isso havia comido recentemente. Aí vi umas pescadinhas minúsculas, mas lindas, prateadas, gordinhas. Era aquilo, daí seria apenas encontrar uma maneira de fazer. Por via das dúvidas, na banca em frente (de verduras e frutas), garanti uns tomates, algumas cebolas roxas, cebolinha e limão siciliano.
Quando estava indo embora, a vitrine de outra peixaria me chamou a atenção: lulas frescas? Verdade, Raras nessa época do ano, quando o que se encontra são apenas aqueles robustos tubos de lulas importadas, havia ali algumas bem interessantes, inteiras ainda. Comprei, claro, porque na hora me veio uma ideia daquelas que chegam pela salivação: que saudades daquelas lulas do Marco Dolabella!
Foi o primeiro tema que publiquei quando comecei a escrever sobre gastronomia. Pena que os responsáveis pelo site não deram o devido cuidado à memória e o material mais antigo está jogado de qualquer jeito, sem as ilustrações devidas e sem links funcionando, como se tudo o que foi feito antes dessa gestão deles não servisse para nada. Mas a matéria está lá, com o título de Lula de qualquer jeito,, um toque sobre o sucesso no prato, então carro-chefe do Bar dos Passarinhos.
Aliás, lula foi o primeiro assunto da coluna temática por uma escolha não gastronômica. Na falta de melhor ideia para começar, aproveitei a onda do novo governo que se estabelecia no País e misturei os temas, sem qualquer conotação política. Ficou muito bacana.
E como o link da receita do Dolla não abre, vamos a ela, que vale a pena fazer, experimentar e aplaudir sempre.

Lula flambada ao shimeji

Por Marco Dollabela, chef e proprietário do Bar dos Passarinhos

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de manteiga
1 dente de alho
250 g de lula limpa
50 g de cogumelo shimeji
pimenta-do-reino e sal a gosto
salsinha picada
50 ml de vodca
50 ml de saquê


Modo de fazer:

Aqueça bem a manteiga com o alho em fogo bem forte, quase um maçarico. Salteie rapidamente a lula e o shimeji até que a lula inche um pouco.
Despeje o saquê e a vodca por cima e incline a frigideira para flambar, virando as bordas para que o fogo pegue bem em todo o líquido.
Tempere com sal e pimenta-do-reino e salpique com a salsinha.

Rendimento: 2 porções.

Bar dos Passarinhos
Rua Princesa Isabel, 1901 – Bigorrilho (Curitiba)
Fone: (41) 3339-7788

Matei saudades daquele sabor (sei que ele vai me dizer que é só eu aparecer e coisas assim...) e me preparei para o peixe, que fiz no improviso mesmo e ficou muito gostoso.

Pescadinha ao forno

Ingredientes:

2 pescadinhas limpas, de ½ kg cada
3 tomates bem maduros
1 cebola roxa
Cebolinha picada
1 limão siciliano em rodelas
Ramos de coentro
Azeite de oliva
Sal e pimenta-do-reino (moídos na hora, de preferência)

Modo de fazer

Lave bem os peixes, enxugue com papel-toalha e tempere com sal e pimenta por dentro e por fora.
Unte uma assadeira com azeite de oliva, ponha as pescadas com alguns ramos de coentro dentro. Por cima espalhe rodelas de cebola, do limão siciliano e de 1 tomate e as cebolinhas. Corte os outros tomates em quartos e disponha na forma.
Regue com azeite de oliva e leve ao forno (180º) por cerca de 30 minutos.

Rendimento: 2 porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário