sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O morango na panela


A inspiração veio da promoção da Confraria dos Gastrotwitteiros, que agora escolheu o morango como tema da semana, para a coleta de receitas e um concurso entre elas. E aí, na busca pelas receitas já executadas nesses anos todos de fogão, algumas boas surgiram, publicadas na coluna mantida com carinho no jornal e no site (material está todo lá ainda, claro) durante a década.
Pode até não oferecer tantas opções como outras frutas na cozinha - como a maçã, por exemplo. Mas o morango vai muito além da combinação clássica com chantilly, podendo surgir na interação com alguns pratos salgados, bebidas e chutneys. Boa fonte de vitamina C, rico em fibras e sais minerais (especialmente ferro) e muito atraente, não é à toa que também é associado às tentações da vida.
Embora não pareça, o morango é uma planta da família das rosas, com origem em regiões temperadas da Europa e da América. Por tratar-se de uma (não) fruta ácida, vai muito bem combinado em saladas. Experimente cortar algumas metades de morango e misturar com agriões, em tempero de vinagre, azeite, mostarda, sal e pimenta-do-reino. Complete com queijo gorgonzola cortado em pedacinhos e constate o bom resultado. Também dá pra fazer um molho especial, de morango e mel, conforme receita original de Juçara Ribeiro de Sá Cofiño, culinarista em Campinas, que sugere a utilização em folhas verdes. Mas se quiser incrementar a salada também pode saltear alguns cogumelos (shimeji, nesse caso) e tostar uma rodela de queijo de cabra.
Ah, sim, a essa altura bebericando uma Caipira de morango, sem qualquer segredo.
Combinado a fruta com o tomate seco, o Chutney de morango vai bem tanto com carnes vermelhas quanto brancas. E se apurado com vinho Madeira, o morango faz a base viva do molho do peixe, na receita de Salmão grelhado com molho de morango. E que tal arriscar um pouco mais, com um Risoto de morangos e aspargos? Pode ser ótima pedida para acompanhar grelhados ou mesmo como estrela principal.
Para fechar a refeição, uma intrigante relação que dá supercerto: Morangos ao balsâmico. O confronto da acidez entre o morango e o aceto praticamente se anula na parceria com açúcar e folhas de hortelã. Em alto estilo.
Vá para a cozinha e arrisque. Tudo fica muito bom, pode apostar.
Bom apetite!
Molho de morangos ao mel para salada

Com base em receita de Juçara Ribeiro de Sá Cofiño, culinarista em Campinas

Bata uma caixa de morangos bem firmes no liquidificador com 1 colher de mel, 1/2 polegar de gengibre descascado, 3 colheres de sopa de azeite, sal, 1/2 xícara de água.
Sirva sobre salada verde de alface e escarola.


Caipira de morango

Ingredientes:

6 morangos
2 colheres (chá) de açúcar
1/2 dose de licor de morango
2 doses de vodca

Modo de fazer

Limpe os morangos e corte-os em pedaços. Ponha em um copo para uísque, com o açúcar e esprema bem, para soltar o sumo. Junte o licor e a vodca, mexa e complete com gelo.

Chutney de morango

Ingredientes:

3 colheres (sopa) de azeite
400g de tomate seco
1 dente de alho picado
1 cebola média picada
400 g de morango
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
4 colheres (sopa) de aceto balsâmico
4 grãos de zimbro
1 folha de louro
sal

Modo de fazer:

Aqueça o azeite em uma panela e refogue alho e cebola até perderem a cor. Acrescente o tomate seco e deixe no fogo baixo por alguns minutos. Junte os morangos, o açúcar mascavo, o aceto, o zimbro e o louro. Cozinhe até os morangos se desmancharem, formando uma pasta uniforme e brilhante. Tempere com sal, retire do fogo e deixe esfriar.
Guarde em vidros tampados, na geladeira, por até 30 dias.

Salmão grelhado ao molho de morangos

Ingredientes:

4 postas de 200 g de salmão fresco
sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)
4 xícaras (chá) de morangos picados
1 copo de vinho Madeira
4 copos de caldo de legumes
2 colheres (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo.

Modo de fazer:

Doure a farinha na manteiga e, sempre mexendo, adicione o caldo. Deixe dissolver bem, junte os morangos e por último o vinho. Deixe ferver até reduzir um pouco e obter um molho brilhante e espesso. Se preferir, bata o molho no liquidificador.
Quando estiver quase apurado, aqueça uma grelha (ou panela de ferro) e grelhe as postas de salmão, temperadas com sal e pimenta.
Ponha o molho no fundo do prato de servir, o peixe em cima e sirva.

Rendimento: 4 porções.

Risoto de morangos e aspargos

Ingredientes:

200 g de arroz carnaroli
10 morangos grandes
20 aspargos
100 g de queijo Piave mezzano (ou gruyere, na falta)
1 cebolinha verde grande, com a parte branca
1 litro de caldo de legumes aquecido
1 colher (sopa) de azeite de oliva

Modo de fazer:

Cozinhe os aspargos no vapor e reserve.
Corte a cebolinha em rodelas e refogue no azeite de oliva. Quando murchar, junte o arroz e deixe fritar por um instante. Como no processo de qualquer risoto, vá juntando aos poucos o caldo de legumes, mexendo sempre.
Enquanto o arroz cozinha, corte as pontas dos aspargos e reserve. Ponha o restante em um processador e faça uma pasta grossa. Junte a metade dos morangos e bata até ter um creme homogêneo.
Quase no fim do cozimento do arroz (cerca de 15 minutos), adicione o creme à panela, misture bem e em seguida junte o morango restante, cortado em pedaços. Espere o arroz ficar ao dente, tire a panela do fogo e misture o queijo cortado em cubos pequenos.
Decore com as pontas dos aspargos.

Rendimento: 4 porções.

Morangos ao balsâmico

Ingredientes:
2 xícaras de morangos
2 colheres (chá) de aceto balsâmico
folhas de hortelã
2 colheres (sopa) de açúcar


Modo de fazer:


Lave os morangos em água corrente e retire os talos. Corte os maiores em pedaços. Adicione o aceto balsâmico e o açúcar. Misture bem e deixe marinar por aproximadamente 1 hora. Corte bem fininho as folhas de hortelã e acrescente aos morangos. Sirva os morangos em taças e enfeite com uma folha de hortelã.


Rendimento: 4 porções.

2 comentários:

  1. Que receitas óptimas com morangos. Habitualmente utilizo mais o morango em receitas doces, mas agora fiquei com vontade de experimentar um salmão com molho de morangos. Huuummmmm!!!
    Vou seguir a sua cozinha.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou, são realmente muito interessantes e saborosas. Prazer em tê-la aqui, apareça sempre.

    ResponderExcluir