sábado, 7 de agosto de 2010

Arroz negro com lulas, textura e sabor combinados


Quando o arroz negro apareceu no mercado brasileiro foi aquele burburinho. Até então as opções por aqui eram limitadas e havia bem pouco tempo que o pessoal tinha adotado, por exemplo, os tipos especiais de arroz italiano para os risotos. O arroz selvagem já aparecia aqui e ali, mas o arroz negro foi uma novidade bem bacana.
Novidadeiros que somos aqui em casa, na ocasião decidimos fazer uma analogia ao que então se conhecia por arroz negro, que era o arroz comum cozido e tingido com a tinta da lula. E saiu, então, o Arroz negro com lulas, que ficou muito bom.
Para quem estiver sem ideias, garanto que essa é uma boa opção para cozinhar neste fim de semana.
Bom apetite!
Arroz negro com lulas

Ingredientes:

4 camarões limpos
100 g de lula cozida, em pedaços
100 g de arroz negro
300 ml de caldo de camarão quente
4 tomates-cereja cozidos
Sal e pimenta-do-reino branca
½ xícara de azeite extra-virgem
2 colheres (sopa) de salsinha picada
½ cebola picada
40 g de manteiga gelada

Modo de fazer:

Cozinhe os camarões em água e sal e reserve
Refogue a cebola em 1 colher (sopa) de azeite. Quando começar a perder a cor, coloque o arroz e deixe fritar por 1 minuto. Adicione então 100 ml de caldo de camarão, abaixe o fogo e deixe cozinhar. Mexa de vez em quando para não pegar no fundo. Quando estiver quase seco, coloque mais 100 ml de caldo e repita a operação. Por fim, adicione o restante do caldo de camarão. Quando estiver quase seco, desligue o fogo, adicione a manteiga gelada e as rodelas de lulas cozidas. Mexa bem e reserve aquecido.
Arrume arroz negro com lulas no centro do prato. Coloque por cima os camarões, nas laterais do prato 2 tomates-cereja levemente cozidos e esmagados, regue com azeite extra virgem e salpique 1 colher (sopa) de salsinha.

Rendimento: 2 porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário