segunda-feira, 15 de março de 2010

Um sotaque mineiro no Prato do Dia


A cozinha brasileira revela alguns sabores inigualáveis, os quais nem sempre são lembrados quando queremos compor um cardápio interessante. Um Angu com linguiça, por exemplo, é de se considerar como iguaria para abrir qualquer refeição. Ainda mais quando tem a griffe da criação da chef Mônica Rangel, do Restaurante Gosto a Gosto, que fica em Visconde de Mauá (no Estado do Rio de Janeiro, mas com sotaque mineiro). Mônica apresentou esse prato em Curitiba durante a última edição realizada do Gourmet & Cia (em 2006) e foi o maior sucesso. Em 2008 foi publicada na coluna Paladar (O Estado do Paraná), quando o tema era a cozinha brasileira, em "Tudo a ver com o Brasil" - http://bit.ly/9h9lOz.
A polenta mole é servida com queijo gorgonzola e acompanhada de um molho de lingüiça irrepreensível. Nada melhor para o Prato do Dia dessa segunda-feira. Que tal?

Angu com linguiça

Por Mônica Rangel, chef do Restaurante Gosto com Gosto (Visconde de Mauá – RJ)

Angu:
1 litro de água
300 g de milharina (polentina)
1 colher (sopa) de manteiga
100 g de gorgonzola
Sal a gosto
Cheiro-verde para decorar

Leve a água fria com a manteiga e o sal ao fogo até começar a ferver. Junte a milharina aos poucos, mexendo sempre, com uma colher de pau. Cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até engrossar.

Linguiça:
1 colher (sopa) de bacon picado
200 g de linguiça
1 colher (sopa) de azeite extra-virgem
2 colheres (sopa) de vinho branco
1 colher (sopa) de cebola picada
2 colheres (sopa) de tomate pelado
Sal e pimenta-do-reino

Leve o bacon em uma panela ao fogo para soltar gordura. Acrescente a linguiça, sem a pele, e deixe dourar bem. Coloque a cebola pra murchar e logo em seguida o vinho. Quando evaporar, acrescente o tomate pelado e tempere a gosto.
No centro de um prato, coloque uma camada de angu, uma de gorgonzola e outra de angu. Espalhe o molho de linguiça e jogue o azeite extra virgem por cima.

Rendimento: 4 porções.

Restaurante Gosto com Gosto
Rua Wenceslau Brás, 148 – Visconde de Mauá/RJ
Fones: (24) 3387-1382/1108



Nenhum comentário:

Postar um comentário