sexta-feira, 19 de março de 2010

Um charme na sobremesa, Brûlée de papaia


O Crème brûlée está entre as mais charmosas sobremesas dentre aquelas de primeiro nível. Assim como as flambadas, quando é finalizada à mesa parece agregar um sabor especial ao visual do açúcar derretendo e se transformando em caramelo pela ação do maçarico. E os restaurantes têm se esmerado em produzir variações em torno da clássica receita francesa (com creme de baunilha), acrescentando outros ingredientes e principalmente frutas.
Roberto Magnani, proprietário do Avenida Paulista Pizza Bar, incluiu no cardápio da casa um Brûlée de papaia com calda de vinho tinto e frutas vermelhas que faz o maior sucesso. E foi uma das atrações da coluna Paladar no ano passado, quando o tema era "O vinho no copo e no prato" (http://bit.ly/9etDq7). Entra hoje em nosso cardápio como Prato do Dia, antecipando um fim de semana para lá de saboroso.



Brûlée de papaia com calda de vinho tinto e frutas vermelhas

Por Roberto Magnani, sócio-proprietário do Avenida Paulista Pizza Bar

Calda:
60 g de framboesas inteiras e firmes
60 g de morangos maduros e firmes

Numa panela rasa (pode ser uma frigideira de inox fundo triplo) coloque os morangos, duas tiras de casca de laranja e ¾ de uma xícara de açúcar. O morango soltará sua água, vire-os cuidadosamente, deixe apurar um pouco antes do ponto de fio (ou bala), acrescente de 80 a 100 ml de vinho tinto encorpado (um Malbec ou um Tannat) e deixe apurar sem caramelar. Junte as framboesas para um rápido cozimento. Separe.

Creme de papaia:

Bata no liquidificador 1 mamão papaia pequeno e bem maduro com duas bolas de sorvete de creme. Cuidado para não bater demais e ficar muito líquido.

Montagem:

Forre o fundo de uma terrina com a calda de frutas e vinho, depois coloque cuidadosamente o creme de papaia até um pouco abaixo da borda, peneire o açúcar comum e distribua sobre toda a superfície. Com um maçarico flameje o açúcar até dourar.

Rendimento: 1 porção.

Avenida Paulista Pizza Bar
Rua Emiliano Perneta, 680 – Centro
Fone: (41) 3322-1441

2 comentários: