quarta-feira, 24 de março de 2010

Sotaque mexicano


Hoje vamos mudar o sotaque e mergulhar na cozinha mexicana. Sempre mais forte e com os temperos mais carregados do que o que estamos acostumados a consumir, tem em seu portfólio alguns pratos bem específicos, como aquela combinação de feijão, pimenta e carne que tanto sucesso faz. A receita de hoje foi publicada em abril de 2007 na coluna Paladar, matéria especial sobre feijão (http://bit.ly/bXd8b2) e veio na ocasião do Zapata Mexican Bar. O Chilli a la Zapata é o nosso prato do dia.

Chilli a la Zapata            

Por Danilo Garramona, chef do Zapata Mexican Bar

Ingredientes:

150 g de tiras de vitela marinadas e grelhadas        
1 xícara de feijão mexicano cozido com alguns ligeiramente amassados        
1 xícara de salsa mexicana de tomates        
6 tortillas de milho em triângulos        
50 ml de marinada para carne vermelha        
sal         
                    
Marinada
Misture 50 ml de molho de soja, 100 ml de óleo de soja, 50 ml de suco de limão passado pela peneira, 1 dente    de alho picado, sal e pimenta-do-reino preta moída na hora    .

Salsa mexicana de tomates
Aqueça numa panela 1 colher (sopa) de azeite de oliva, junte 1 dente de alho fatiado e ½ pimenta vermelha cortada em fios e refogue em fogo baixo, sem deixar     queimar. Adicione 200 g de tomate sem peles e picados, sal, 1 colher (chá) de vinagre de vinho branco, 1 colher (chá) de açúcar e prossiga o cozimento por cerca de 1 hora. Acerte o sal.

Modo de preparo:    
                
Numa panela grelhe a carne, acrescente o feijão, sal e ½ xícara de salsa. Misture bem e sirva num prato coberto com o restante da salsa e as tortillas ao lado para serem utilizadas como pá.
Decore com pimenta vermelha.

Rendimento: 1 porção.

Zapata Mexican Bar
Rua José Sabóia Cortes, 383 - Centro Cívico
Fone: (41) 3352-9097

Nenhum comentário:

Postar um comentário