terça-feira, 16 de março de 2010

Clube do Malte, paraíso da cerveja

O brasileiro está aprendendo a beber cerveja. Não em quantidade, pois nesse quesito certamente estamos entre os primeiros do mundo, com caixas e caixas rolando goela abaixo, nas churrascadas, rodas de pagode e quaisquer outros motivos para beber e beber.
O que passa por aqui é o que já se registrou recentemente nos Estados Unidos, com a troca de preferência das cervejas comuns pelas artesanais e aquelas outras elaboradas de formas diferenciadas, que proporcionam sabores e sensações diferentes a cada nova garrafa aberta. Ou seja: não fica aquela sensação de serem todas as mesmas cervejas, apenas com rótulos trocados.
Agora a cerveja tem outro significado e há um intenso interesse em se saber de que forma pode ser consumida ou (para usar a palavra tão desgastada ultimamente) harmonizada. E nessa esteira novas casas vão sendo abertas em Curitiba, com retorno de interesse e curiosidade por parte do consumidor acima do esperado.
É o caso do Clube do Malte, em funcionamento desde janeiro e apresentado oficialmente ontem a gourmets, cervejeiros e imprensa especializada. Ali podem ser encontrados mais de 150 rótulos classificados entre os mais famosos do mundo, para consumo no local ou para levar para casa, como uma interessante opção de presente.
Conforme a proposta apresentada, o principal objetivo do Clube do Malte é disseminar a cultura da apreciação da cerveja em todas as suas formas e sabores. O espaço é totalmente tematizado e especialmente voltado aos amantes da bebida, contando com opções de diversão; aulas sobre detalhes do universo da cerveja; uma loja especializada, com kits customizáveis, produtos à base de cerveja e souvenirs que sugerem opções para presentear. Além disso, há a proposta de cursos que abordam a produção artesanal de cerveja e seus "segredos", bem como a venda dos ingredientes necessários para sua produção. E, claro, um espaço gastronômico, com pratos desenvolvidos para acompanhar adequadamente a cerveja predileta de cada visitante.
O local é muito agradável e o espaço muito mais amplo do que se imagina ao ver de fora. Funciona como um café e um empório, com aulas de como se fazer cerveja, palestras sobre harmonização e degustações e serve também almoço executivo e petiscos especiais no happy hour. Os pratos foram concebidos pelo chef Marcos Camargo, especializado na preparação de pratos a partir da cerveja ou pensadas com base em uma harmonização exclusiva. Como a Costeleta de porco com molho de cerveja escura, uma das atrações servidas para os convidados de ontem.

Por iniciativa do proprietário da casa, Douglas Salvador, um especialista na bebida, o Clube do Malte dá uma atenção muito especial à cerveja artesanal. A prova é que nessa degustação de ontem foram servidas três cervejas "de fundo de quintal", produzidas no Paraná: o chope pilsen e o chope stout da Klein Bier, de Campo Largo; e a cerveja De Bora Amber Ale, fabricada em Imbituva.
Um espaço para se explorar com muito interesse e curiosidade. 


Clube do Malte
Rua Desembargador Motta, 2220 - Centro | Curitiba
Fone: (41) 3014-9313
Site: www.clubedomalte.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário