domingo, 7 de março de 2010

Arroz de polvo com sotaque de Açores


Um delicioso prato com sotaque português. E como eles sabem lidar com polvo – para quem imagina só bacalhau e doces de ovos. Esta receita de Arroz de polvo açoriano é um clássico que, evidentemente, tem origem na região de Açores, e chegou ao Brasil pela costa de Santa Catarina. No enunciado da receita, o leve "sotaque" de lá (para efeitos práticos, troquei as chávenas por xícaras). Foi publicada originalmente na coluna "O polvo ao alcance de todos" (http://bit.ly/d6mSdy), em 2006. Pode servir de entrada – em pequena porção – ou prato principal, prato único de uma bela refeição.
Aqui vamos nós, então, com nosso prato do dia desse domingo. 



Arroz de polvo açoriano

Ingredientes:

1 kg de polvo
1 dente de alho
2 cebolas
1 ramo de salsa
1 folha de louro
½ xícara de coentro picado
2 tomates
sal
pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)
2 xícaras de arroz

Preparação:
Limpe o polvo e leve para cozinhar em panela de pressão, com uma cebola inteira descascada e espetada por um cravo, por 12 minutos a partir da pressão. Deixe esfriar e corte em pedaços.
Pique a outra cebola e leve ao fogo com um pouco de azeite, o dente de alho esmagado e o tomate pelado, partido em pedacinhos.
Deixe refogar e junte-lhe 4 xícaras de água de cozer o polvo e o polvo cortado. Adicione o louro, a cebola cozida feita em pedaços e o coentro e tempere com sal e pimenta.
Quando ferver, junte-lhe o arroz.
Tampe e deixe cozinhar em fogo brando até que o arroz esteja al dente.

Rendimento: 6 porções.



Nenhum comentário:

Postar um comentário