domingo, 3 de janeiro de 2010

Uma Galinha d’Angola muito especial



E para o almoço de domingo? Galinha d'Angola. Registro aqui, de pronto, minha implicância com a denominação. Não dá certo, não aguça o paladar. Para os italianos soa pomposo: FARAONA. Para os franceses nem tanto, pintade. Os de língua inglesa também não se salvam e até mudam de país, guinea fowl - mas é tudo África, diria alguém. Mas Galinha d'Angola arrepia qualquer cardápio. Ou não?
Tinha eu uma diferença com esses bichinhos do "tô fraco". Perto ali do meu latifúndio, onde crio alguns collies, tem um produtor que vende "angolistas" – como ele diz – para alguns dos principais restaurantes do País. Comprei uma vez, duas... mas palavra que não dava certo, ficava muito dura. Mas aí decidi tirar a cisma, com mais alguns anos rodados em volta do fogão. E fui justamente para o veio mais simples, dos camponeses, que é o que costumamos chamar de "à caçadora".
Com variações, é claro, incluindo o cozimento ao vinho tinto – um Saurus pinot noir Neuquen 2007, da Patagônia, que, como deve ser, também foi ao copo – e uma finalização em parceria com uma bem nutrida polenta ao melhor estilo italiano (e por que não faraona?) de ir à mesa.
Faraona alla cacciatora

Ingredientes:

1 galinha d'angola de 1,5 kg
5 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola grande
3 dentes de alho
4 tomates sem pele, picados grosseiramente
1 talo de salsão
1 cenoura média
100 g de bacon em cubos
200 ml de vinho tinto seco
1 litro de caldo de galinha
300 g de cogumelos paris
Alecrim, louro e sálvia frescos
Pimenta branca moída na hora
Sal

Preparo:

Corte a galinha d'angola em pedaços. Tempere com sal, pimenta, 2 ramos de alecrim, 1 folha de louro, 1 ramo de sálvia, alho e cebola picados e deixe marinando neste tempero por 1 hora.
Em uma panela de ferro, aqueça o azeite de oliva e doure os pedaços de galinha d'angola, reservando a parte os temperos da marinada. Na mesma panela, frite o bacon e adicione os temperos da marinada. Quando a cebola perder a cor, coloque a cenoura e o salsão picados e continue a fritar. Ponha novamente a galinha na panela, adicione dois tomates sem pele e o vinho. Tampe a panela e deixe ferver. Vá adicionando o caldo de galinha ao longo do cozimento, procurando deixar todos os pedaços de carne cobertos pelo molho.
À parte, corte os champignons em fatias e frite-os ligeiramente em azeite de oliva bem quente, até murcharem. Acerte o sal do molho e após 45 minutos de cozimento ou quando a carne estiver bem macia, adicione os cogumelos e os tomates com 1 ramo de alecrim e outro de sálvia e cozinhe por mais 3 minutos.

Rendimento: 4 porções. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário