domingo, 13 de dezembro de 2009

Domingo de lagosta e tâmaras



A ideia inicial seria vieiras. E nem precisariam ser aqueles scallops enormes da costa canadense, nada disso. Vieiras simples, aquelas chilenas que aparecem por aqui de vez em quando. Ligação para a peixaria: não temos, infelizmente. E o que temos? Lagostas, sapateiras, camarões, lulas, polvo, mariscos, mexilhões, vôngoles... fora os peixes. Que tal iniciarmos com uns mexilhões gratinados (com manteiga, alho e salsinha, como que roubando a escolta dos escargots à bourguignonne) e partirmos para uma lagosta com um molho agridoce? Resolvido, seria aquilo mesmo, o Mercado Municipal que nos aguarde.

Na chegada, a decepção. Os mexilhões eram pré-cozidos e sem a concha. Impossível gratinar. Uma entrada de polvo, de lula, que tal? Fizemos na semana passada, nos dias passados, não estávamos a fim de repetir. Mas as caudas de lagosta estavam bonitas e pelo menos não perderíamos a viagem. Umas verduras na banca do Yamasaki, folhas verdes, alguns temperos, umas mexericas muito bonitas que muito bem poderiam compor o molho agridoce para as lagostas. Não faltava mais nada. Ah, sim, o vinho. Um Tapiz chardonnay 2007 direto da Vino! pro balde de gelo.

Na falta de entrada desejada, uma salda de folhas, tomatinhos, lascas de parmesão, sal do Himalaia, aceto, azeite de oliva e tudo bem. Aí, as lagostas e para arrematar tâmaras naturais, diretamente do vale do Rio Jordão. Ah... que domingo!

Lagosta com molho de mexerica



Ingredientes:



2 caudas de lagosta (700 g)

2 colheres (sopa) de manteiga

1 cebola média ralada

1e ½ xícara de suco de mexerica

1 colher (sopa) de maisena

2 colheres (chá) de molho inglês

4 cebolinhas verdes picadas

sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)



Modo de preparo:



Lave bem as caudas de lagosta e com uma tesoura corte as laterais da cartilagem interna, para liberar a carne da casca. Abra feito uma cortina sanfonada e retire a carne com cuidado para deixá-la inteira. Com a cartilagem deve vir junto a tripa dos intestinos. Puxe com cuidado e retire inteira.

Reserve as carcaças e corte a carne em pedaços grandes. Em uma panela, derreta a manteiga e junte a cebola, refogando até perderem a cor. Adicione os pedaços da carne de lagosta, misture delicadamente, sem parar de mexer, e cozinhe em fogo baixo por cerca de 5 minutos. Adicione o sal e a pimenta-do-reino.

Retire a carne e distribua-a dentro das carcaças reservadas, mantendo-as em local aquecido.

Misture o suco de tangerina, a maisena e o molho inglês. Despeje na mesma panela em que a lagosta foi refogada e cozinhe, em fogo baixo e sem parar de mexer, até encorpar. Junte a cebolinha e acerte o sal.

Regue a lagosta com o molho e sirva.



Rendimento: 2 porções.




Nenhum comentário:

Postar um comentário