domingo, 6 de dezembro de 2009

Coelho à toscana

O prato principal é um dos pontos altos do cardápio doméstico. Vem de uma receita dentre as publicadas no belo livro "Sob o sol da Toscana", de Frances Mayes e teve apenas algumas pequenas adaptações. A carne de coelho é deliciosa e aqui, nessa receita, fica supermacia, assada em forno baixo sob uma cobertura de tomates, cebolas, cúrcuma, alecrim e erva-doce. Ah, como havia uma bandeja de cogumelos sobrando na geladeira, estes entraram em cena na reta final, ganhando espaço na forma do assado. Ficou perfeito. Ainda mais harmonizado com um Masseria Trajone, um vinho Primitivo de Manduria 2007 – Primitivo é o nome que os italianos dão à uva Tempranillo, que conhecemos por aqui.





Coelho à Toscana com Vinagre Balsâmico



Ingredientes:



1 coelho em pedaços

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

farinha de trigo

1 ½ cebola grande, picada

6 dentes de alho amassados

8 tomates picados

1 colher (chá) de cúrcuma

1 ½ colher (chá) de alecrim

1 ½ colher (sopa) de sementes de erva-doce

6 colheres (sopa) de vinagre balsâmico (mais 5)

sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)



Modo de preparo:



Passe os pedaços de coelho na farinha de trigo e doure-os ligeiramente no azeite de oliva. Arrume os pedaços numa assadeira.

Refogue a cebola com o alho até que estejam transparentes. Acrescente os tomates e deixe refogar por cinco minutos. Tempere com a cúrcuma, o alecrim, as sementes de funcho, sal e pimenta.

Misture à panela o vinagre balsâmico e deixe cozinhar, até que o molho esteja espesso e reduzido. Cubra o coelho com o molho e deixe assar, a descoberto, por cerca de 40 minutos, em forno a (175ºC). Na metade do tempo, banhe o assado com 5 colheres (sopa) a mais de vinagre balsâmico.



Rendimento: 4 porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário